Em novembro de 2014, o Instituto Conceição Moura iniciava suas atividades, pensadas e desenvolvidas para serem ações transformadoras da vida de crianças e jovens do município de Belo Jardim, onde está o centro do Grupo Moura. Era uma forma de se relacionar com a comunidade, projetar futuros e auxiliar no desenvolvimento das pessoas. Hoje, o Instituto festeja o fechamento do seu primeiro ciclo de cinco anos. Ao longo de 2019 foram 12 projetos desenvolvidos, impactando cerca de 28 mil pessoas em toda região.

O Instituto leva o nome da co-fundadora do Grupo Moura, não por acaso. Dona Conceição defendia que a empresa precisava fazer sua parte. “Transformar as pessoas, para que elas transformem a cidade”, dizia. O trabalho – que já soma 25 instituições parceiras e mais de 2.200 horas dedicadas aos projetos – personaliza a missão de transformação social.

“Faz parte de nós a busca por fortalecer vínculos. E nossa comunidade precisa estar inserida nisso. Para os próximos anos, nosso foco tornar a crianças e jovens em agentes de transformação nos ambientes em que estão inseridos”, diz a presidente do Instituto, Taciana Moura.

 

Histórico

O universo transformador que busca o Instituto Conceição Moura nasceu da vontade da sua fundadora de estar presente no dia a dia de Belo Jardim: desde a criação do centro de artesanato Tareco e Mariola, que buscava ajudar na venda da produção dos artesãos locais.

O Instituto Conceição Moura se tornou a união de ações sociais, da preocupação com as pessoas e o compromisso com a abertura de novos horizontes para os jovens de Belo Jardim. Hoje, é responsável pelo desenvolvimento de 12 projetos com foco na criança e jovem de Belo Jardim. Entre eles, o Empreendedorismo e Inovação, a Academia dos Desenrolados, Era uma Vez Brasil, Comunidade de Aprendizagem, Território do Fazer, Escola de Música, Comunidade Jovem, Jardins da literatura, Líderes Educadores, Gestão da Educação, Cine Teatro Cultura e o circuito cultural.

 

Números

12 projetos

27.911 pessoas alcançadas

105 voluntários

2.243 horas de atividades dos projetos

488 horas de voluntariado

25 instituições parceiras