A embreagem é uma das peças mais importantes do automóvel. É ela que ajuda no funcionamento do motor e permite a troca de marchas. No entanto, muitas vezes, esse componente apresenta problemas, e um deles é a embreagem patinando. 

Entretanto, o que isso significa quando dizemos que a embreagem está patinando? Como identificar e resolver? 

Neste post, apresentaremos algumas dicas sobre o assunto. Se você gosta de mecânica automotiva, continue com a leitura do nosso artigo!

Como funciona o sistema de embreagem do automóvel?

A embreagem é a peça que interfere no desempenho do carro. Ela se encontra entre o motor e a caixa de câmbio. O sistema é dividido em três partes que conhecemos como rolamento, disco e platô, e fornece a força necessária para o seu veículo andar. 

Quando o sistema funciona perfeitamente, ele envia os comandos necessários para os demais componentes do veículo. Além disso, a embreagem serve para diminuir os ruídos gerados pelo próprio motor do carro. 

O que é a embreagem patinando? 

Quando há falta de atrito entre os componentes de fricção, você tem aquilo que chamamos de embreagem patinando. Geralmente, isso ocorre quando há um desgaste no disco da embreagem, e faz com que o mesmo deslize, ou “patine”, como é dito pelas pessoas por aí. 

E a sensação que você tem é que há uma espécie de deslizamento do pedal da embreagem. Isso é ruim, pois traz muitas dificuldades na hora de arrancar com o automóvel ou trocar as marchas.

Geralmente, a embreagem patinando pode ser causada por vários motivos. O mais comum é o excesso de óleo ou graxa no disco de embreagem ou mau uso do sistema por parte do motorista. 

Se o problema for a contaminação de resíduos, você deve realizar a manutenção preventiva de acordo com a recomendação do fabricante do automóvel. Peça ao seu mecânico para verificar o sistema de embreagem. Entretanto, se for mau uso. você deverá seguir as seguintes dicas para evitar o problema: 

  • saia suavemente com o automóvel;
  • evite o pé apoiado na embreagem;
  • tome cuidado para não segurar o carro nas subidas.

Quais os problemas que a embreagem pode apresentar? 

Além da embreagem patinando, a peça pode apresentar alguns outros problemas. Preste atenção caso você perceba que não consegue mais engatar a embreagem, ou tenha a sensação de que o pedal está extremamente rígido. É importante, também, ficar atento aos ruídos que seu automóvel apresenta. 

Confira com detalhes esses 3 principais pontos de atenção:

1. Embreagem que não engata 

Um dos maiores problemas da embreagem é quando ela não engata. Além de causar danos no conjunto da peça, você pode correr riscos ao dirigir o seu veículo, pois não conseguirá fazer a ultrapassagem que precisa. 

2.Embreagem com pedal rígido 

Já dirigiu um automóvel e percebeu que ao pisar na embreagem o pedal está duro? Isso pode ser sinal de algum problema no cabo da embreagem. Quando isso acontece significa que a peça deve ser lubrificada

3. Embreagem com ruído

Saiba que não é comum o ruído excessivo da embreagem. Em geral, ele ocorre junto com a dificuldade de engatar marchas e pode ser um sinal de desgaste do rolamento, que não funciona direito. Neste caso, é melhor prestar atenção se o problema se repetirá. 

Casal e um cachorro dentro de automóvel

Fique sempre atento aos sinais e ruídos do seu veículo e garanta a segurança da sua família! Se notar a embreagem patinando, procure o profissional de sua confiança.

Como identificar e resolver os problemas? 

Como você pode ver no tópico anterior, além da embreagem patinando, a peça pode apresentar outros problemas. No entanto, como identificar e resolvê-los? Vamos as nossas sugestões: 

  • No caso da embreagem patinando, além de comprometer todo o kit da peça, uma maneira de identificar o problema é você soltar o pedal e perceber que o sistema continua acionado. Nesse caso, procure um mecânico da sua confiança e substitua todo o kit de embreagem. 
  • Em relação a embreagem travando, saiba que nem sempre você terá que substituir todo o kit. Dá para regular até trocar o rolamento do eixo piloto. No entanto, se o desgaste comprometer outras peças, esse tipo de ajuste não resolverá o problema
  • Sobre a embreagem com o pedal rígido, você deverá procurar um mecânico, pois esse pode ser um sinal de que o platô está empenado devido ao superaquecimento da peça. Em alguns casos, você terá que substituir todo o kit do sistema. 
  • Por fim, se a embreagem apresentar algum ruído, o mecânico saberá o que fazer. Na oficina e com os equipamentos necessários, ele poderá identificar o problema com mais precisão. Mas preste atenção: caso você não leve ao profissional, poderá ter a sua caixa de câmbio danificada e outros prejuízos com o automóvel

Como você pode ver é fácil perceber a embreagem patinando, não é mesmo? No entanto, além desse problema, é importante estar atento aos outros sinais que a peça apresenta. 

Portanto, observe sempre o pedal da embreagem e veja se você passa as marchas com facilidade. Caso identifique algo de errado, procure um profissional da sua confiança. Cuidar da manutenção do seu automóvel previne acidentes! 

Botão CTA
Gostou do conteúdo? Quer mais dicas automotivas? Leia o nosso próximo post e descubra o que é injeção eletrônica e como identificar problemas.