Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Duração da bateria automotiva e os 10 erros que mais afetam sua vida útil

Bateria Automotiva

Duração da bateria automotiva e os 10 erros que mais afetam sua vida útil

duracao-da-bateria
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Não há nada pior do que dar a partida no carro de manhã e o motor não pegar, não é verdade? A falha pode estar relacionada ao funcionamento do motor de partida e também a duração da bateria. Além das baixas temperaturas, alguns erros comuns que muitos motoristas cometem diminuem a duração da bateria automotiva. Mas quais seriam esses erros?

Neste post, você vai conferir 11 deles. Quer ver tudo com a gente? Então, acompanhe a partir de agora a nossa lista!

1. Deixar a chave de ignição ligada por muito tempo

Às vezes por puro esquecimento, você deixa a chave de ignição ligada por muito tempo. Este é um dos erros mais comuns que prejudicam a duração da bateria dos carros. O mau uso da chave de ignição pode roubar a carga da bateria do seu automóvel e deixá-lo na estrada.

2. Esquecer os faroletes ligados

Esse é o segundo erro da nossa lista que prejudica a duração da bateria automotiva. Um farolete não pode ficar ligado a noite inteira, pois isso descarrega a bateria do seu veículo. Portanto, toda vez que você chegar do trabalho ou de uma viagem, observe se desligou os faroletes do automóvel.

3. Escutar o rádio com o carro desligado 

Quem é que não gosta de música, não é mesmo? A maioria dos motoristas gosta. No entanto, ter o costume de escutar o rádio por muito tempo, talvez por horas, sem ligar o motor do automóvel, prejudica a duração da bateria. Por isso, curta o seu possante e a boa música que ele pode oferecer, mas não fique ligado no rádio durante horas. Pense na sua bateria automotiva.

4. Ter as luzes do porta-luvas e porta traseira com defeito

Por menor que seja o problema do seu automóvel, você precisa fazer a manutenção. Você sabia que pequenos defeitos como luzes do porta-luvas e porta traseira podem descarregar a bateria? Pois é, então, para que você não seja surpreendido com a sua peça descarregada, faça esse pequeno reparo e garanta uma longa vida útil para a sua peça automotiva.

5. Descuidar do alarme

O alarme pode ser um grande “ladrão” de carga da bateria automotiva. Se você deixar o carro na garagem da sua casa e o alarme disparando as luzes e com a sirene queimada, isso poderá prejudicar a duração da bateria.

6. Ficar com a luz interna ligada

Se você, por algum motivo, deixa a luz interna do seu automóvel ligada, isso prejudica a duração da bateria. A luz ligada a noite toda consome a carga da peça. Portanto, toda vez que sair do seu veículo, observe se você deixou a luz ligada para não ter problemas com a sua bateria no dia seguinte.

carro com faróis acessos representando um prejuízo para a duração da bateria

É importante estar atento aos detalhes que podem prejudicar a duração da bateria

7. Esquecer o som ligado

Se você esquece o som  do automóvel ligado, você pode diminuir a duração da bateria. Portanto, antes de sair do carro, verifique se o dispositivo está desligado e evite problemas. Afinal, ninguém quer sair por aí e ficar a pé, não é mesmo? 

8. Aumentar número de dispositivos  prejudica a duração da bateria

Todos os automóveis vêm com os dispositivos de fábrica. No entanto, se você é daqueles motoristas que gostam de carros mais potentes ou que deseja incluir algum dispositivo de mídia além do que foi projetado pela montadora, deve adaptar os dispositivos que deseja e prestar atenção na amperagem da bateria, pois recursos que estão além do projeto original do carro, diminuem a vida útil da bateria automotiva. 

9. Não fazer as manutenções preventiva e corretiva

Outro erro que muitos motoristas cometem é não fazer a manutenção preventiva e corretiva do automóvel. A manutenção preventiva é a forma mais econômica de manter o seu veículo em bom estado. Um carro com falhas no sistema eletrônico pode ter uma pane elétrica e ocasionar problemas no motor de arranque.

Já a manutenção corretiva serve, como o próprio nome diz, para corrigir falhas nos dispositivos, principalmente eletrônicos. Nunca que se esqueça, não basta utilizar o seu veículo, você deve mantê-lo em bom estado para não ter muitas despesas no futuro. A bateria pode até ser de boa qualidade, mas se você não cuidar do automóvel como um todo, de nada adiantará comprar uma boa peça.  

10. Usar o farol de forma errada

O último erro que listamos é usar o farol de forma errada. Um bom exemplo de como não se deve utilizar o farol, é deixar para desligá-lo após desligar o veículo. Além disso é uma boa prática levantar os vidros antes de desligar o veículo.. Isso pode fazer com que a bateria consuma mais energia na próxima partida. Portanto, ao dirigir, tome cuidado com seus faróis e evite que a sua peça tenha menos vida útil. 

Agora que você já viu esses 11 erros comuns que diminuem a duração da bateria automotiva, ficará mais atento na hora de sair com seu carro, não é verdade? Cuide bem do seu veículo e você garantirá que sua bateria dure por mais tempo. 

botão que leva até o mourafacil.com

Você já cometeu alguns desses erros? Escreva para gente nos comentários! 


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Moura lança nova geração de baterias automotivas de alta performance

Uma nova geração de baterias automotivas tecnológicas. Líder em vendas na América do Sul e peça original de metade de...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos