Você sabe o que é direção defensiva? Mesmo que ainda não tenha ouvido esse termo, você, enquanto condutor, sabe que os cuidados no trânsito são indispensáveis e que todas as formas de garantir a sua segurança e dos outros condutores são essenciais.

Isto é, muitas situações de risco ou mesmo graves acidentes poderiam ser evitados se os motoristas fossem mais prudente. Assim, para diminuir as taxas de ocorrência de infrações e acidentes, os órgãos de trânsito e fiscalização vem, cada vez mais, estimulando que motoristas adotem medidas de condução defensiva.

Mas afinal, como praticar este tipo de condução? Trouxemos aqui tudo o que você precisa para entender como exercer a direção defensiva. Confira! 

O que é direção defensiva?

Antes de começar a praticar a direção defensiva, você deve entender do que se trata.

Em resumo, esse tipo de direção nada mais é do que a adoção de algumas precauções por parte de quem está conduzindo um veículo. É uma forma de conduzir que permite ao motorista reconhecer, de forma antecipada, possíveis situações de perigo.

E através da condução defensiva, o motorista pode tomar as medidas de precaução necessárias para preservar tanto a sua segurança, quanto a dos demais.

Elementos básicos de um condutor de direção defensiva

Não basta apenas entender o que é direção preventiva para começar a colocá-la em prática, porque esse tipo de condução possui alguns princípios básicos que você deve conseguir

A condução defensiva possui elementos básicos que ajudam a entender a importância de adotar tais cuidados necessários:

Conhecimento

Em primeiro lugar, dentre os conhecimentos básicos da direção defensiva, está o conhecimento. E esse princípio nada mais é do que o domínio de informações essenciais para sua segurança. Essas informações são:

  • Estar instruído sobre as leis de trânsito;
  • Possuir conhecimento do veículo que está conduzindo;
  • Dominar o uso dos equipamentos de transporte;
  • Reconhecer condições adversas da pista;
  • Compreender as condições de clima e tempo.

Atenção

Outro princípio importante da direção defensiva é a atenção. Ele implica na atenção permanente do motorista na pista e em suas condições.

Ou seja, é necessário que o condutor esteja em estado de constante alerta para possíveis elementos que possam inferir em seu percurso. 

A atenção, muitas vezes, também está no que o condutor não vê: é necessário que o motorista esteja sempre ciente da possibilidade de alguém estar em seu ponto cego.

Previsão

Em seguida, temos a previsão. Essa nada mais é do que a capacidade de antever situações, ou seja, preparar-se de forma antecipada para lidar com situações de risco. 

Saber, por exemplo, que é necessário dobrar a atenção quando há crianças jogando bola em uma rua ou ciclistas à sua frente, que ainda não perceberam o carro.

Habilidade

Além da previsão, a habilidade e capacidade de condução são elementos básicos de um condutor de direção defensiva. É a destreza necessária para conduzir o automóvel da forma correta.

Dessa forma, o condutor possui as habilidades fundamentais para executar manobras que garantam sua segurança e dos demais.

Imagem de dois carros para ilustrar o que é direção defensiva

A prática da direção defensiva pode salvar vidas: você cuida de quem está no seu carro, mas também de todos à sua volta.

Ação

Por fim, entre os elementos básicos para a direção defensiva está também a ação. Essa habilidade refere-se a preparar o motorista para realizar as manobras necessárias de modo a evitar situações de acidente.

Dentro desse elemento também encontra-se a capacidade para evitar situações de perigo. 

Como começar a praticar direção defensiva?

Entender quais são os elementos básicos de um condutor que pratica a direção preventiva também ajuda a compreender mais de sua importância.

Isto é, conduzir o veículo com segurança é importante para prevenir e evitar situações de risco. Esse tipo de condução vem sendo cada vez mais responsável por salvar vidas.

Ao evitar situações de perigo e estar preparado para elas, você consegue antever ações a serem tomadas que podem garantir tanto a sua segurança quanto à dos demais motoristas. E esse é justamente o objetivo que esse tipo de direção busca atingir.

Mas como colocar ele em prática? Como aprender a guiar com mais segurança?

 Curso de direção defensiva

Para entender mais sobre esses princípios e aprender a guiar com segurança, o ideal é procurar por uma aula de direção preventiva.

 Apesar de muitas autoescolas mostrarem o básico para seus alunos, fazer um curso de direção defensiva é uma boa opção para quem deseja realmente dominar a prática. 

Na internet você encontra uma variedade de cursos que oferecem aula de direção defensiva para seus alunos, basta você escolher o método mais adequado para você e começar a praticar. 

Mas é claro, a melhor forma de praticar a condução defensiva no seu dia a dia é buscar sempre conduzir seu veículo com respeito às leis de trânsito, aos demais motoristas e aos pedestres.

Quer aprender mais dicas automotivas? Confira nosso blog! Afinal, saber mais sobre o seu automóvel é muito importante se você quer praticar uma direção cada vez mais segura. E se você acompanha nosso blog já sabe: precisou de bateria nova, acesse o mourafacil.com:

botão CTA que leva até o mourafacil.com