Experiência é um fator que faz toda diferença na condução de veículos pesados, como caminhão e ônibus. Saber como agir em situações de risco, quais são os hábitos necessários para cuidar bem do veículo e as melhores maneiras de economizar combustível são conhecimentos que se aprimoram com o tempo.

Porém, existem alguns vícios e hábitos errados perpetuados pelos mais experientes, que se tornaram mitos. Muitos motoristas acreditam estar fazendo o correto, mas acabam agindo justamente ao contrário do recomendado pelos fabricantes.

  • Um dos erros mais comuns é tentar trocar a bateria do veículo sozinho. Os riscos são muitos! Você pode até perder o veículo e a carga em um incêndio.

  • Quando a bateria está totalmente descarregada, sem acender nem a luz interna do veículo, então a sua bateria pode estar isolada. E, quando se liga o carregador na bateria diretamente no veículo, sem um acumulador, há um pico de tensão que pode queimar o módulo de injeção e outros componentes.
  • Inverter a polaridade (mesmo que por um instante) pode estourar a fonte de módulo e até mesmo romper a trilha do painel, pois os componentes eletrônicos não aguentam a carga.

Então, cuidado na hora de trocar a bateria de um veículo pesado. Procure um de nossos revendedores e troque a sua bateria com segurança.