Alguns cuidados com o carro antes de viajar são essenciais para garantir um trajeto tranquilo e com segurança. 

Antes do tão esperado momento de descanso e lazer com a  família, além de verificar itens no veículo, é importante se planejar quanto a escolha do caminho, documentação e gastos com combustível e pedágio. 

Mas há tanta coisa para pensar antes de viajar com o carro que alguns itens podem passar despercebidos. 

Pensando em te ajudar a se organizar, preparamos um conteúdo que mostra tudo o que você precisa conferir para ter uma viagem segura e livre de imprevistos.  Acompanhe! 

O que revisar no carro antes de viajar?

Fazer uma revisão no veículo é fundamental para quem vai viajar com carro. Entre os itens que devem ser checados, estão os pneus, motor, filtros e freio. Cada componente possui pontos específicos que devem ser verificados. Saiba mais a seguir: 

Pneus 

A primeira coisa a ser verificada nos pneus é o desgaste. Nesse caso, é preciso conferir os sulcos. Pneus considerados seguros, e que em situações de pista molhada consigam drenar a água adequadamente, precisam ter sulcos com profundidade de 3 mm

Outro ponto importante é a pressão. Procure calibrar os pneus um dia antes da viagem. Vale destacar que existe uma calibragem específica de acordo com a carga do carro, que está indicada no manual do veículo. 

Motor 

Em relação ao motor, dois itens merecem atenção. O primeiro deles é o óleo do motor, que precisa estar nas medições indicadas na vareta (entre o máximo e mínimo). Caso o óleo esteja no nível mínimo, é interessante completar com lubrificante. 

Outro item relacionado ao motor é a bateria. A pilha é responsável pela partida no automóvel e alimentação dos componentes elétricos do motor. Portanto, é um item muito importante a ser conferido antes de colocar o carro na estrada. 

Verifique se os cabos apresentam camadas brancas, conhecidas como zinabre, nos pólos da bateria. Se sim, é necessário realizar uma limpeza na área. Aproveite e confira se os pólos estão presos à bateria. 

Freio

Verificar o nível de fluido de freio é um dos principais cuidados com o carro antes de viajar por ser um item de segurança. No geral, os reservatórios da peça possuem uma tampa amarela característica. 

O equipamento possui uma marcação que indica o nível máximo e mínimo. Basta abrir a tampa e verificar o fluido. Se ele estiver muito baixo ou com coloração muito escura, leve o seu veículo a um mecânico antes de viajar. 

Filtros

Veículos são equipados com filtros de ar, de óleo e de combustível. Os equipamentos servem para impedir que impurezas danifiquem o carro. 

O filtro de ar, por exemplo, impede o acúmulo de sujeira no sistema de injeção. Caso a peça apresente muita sujeira, é importante fazer a troca do equipamento antes de colocar o carro na estrada. 

O filtro de combustível, como o nome indica, serve para filtrar o combustível impedindo que partículas de sujeiras do tanque do carro entrem em contato com a bomba de combustível e o bico injetor. 

Portanto, verifique o manual do carro para saber a estimativa do período de troca do filtro de gasolina do seu veículo. No geral, é indicado mudar o filtro a cada 10 mil quilômetros rodados. 

Já a função do filtro de óleo é não deixar o acúmulo de impurezas no motor. É uma peça que deve ser trocada toda vez que houver a troca de óleo.

Radiador

Conferir o nível de água do radiador entra na lista de cuidados com o carro antes de viajar, pois essa peça acaba gerando muitos problemas durante a viagem. Por falta de água no radiador, o veículo pode superaquecer. Sendo assim, verifique no reservatório se é necessário adicionar ou retirar o fluido olhando as marcações no tanque. 

Sistema elétrico 

Por fim, não esqueça de conferir a parte elétrica do veículo. Teste se os faróis estão funcionando corretamente, além das setas, luz de freio, lanterna, luz de ré e a luz de placa. Todos os itens são fundamentais para uma viagem segura e sem multas. 

Planejamento

cuidados com o carro antes de viajar

Planejar a rota antes de viajar com o carro garantirá segurança e economia para todos os passageiros.

 

Após verificar todos os itens do carro, é hora de fazer os ajustes finais. Nesse momento, aplicativos podem ser bastante úteis. Apps de anotações, por exemplo, permitem fazer checklists. Use a ferramenta para anotar o que precisa levar e vá marcando como “concluído” os itens conferidos. 

Ainda em relação ao carro, confirme se está levando a CNH e o CRVL, conhecido como documento do veículo. Ambos possuem versão digital e podem ser baixados na loja virtual do seu celular.  Além disso, não esqueça dos documentos dos filhos. 

É importante também se programar quanto aos gastos para não ficar parado na estrada e atrasar a viagem. Aplicativos de rotas possuem recursos que permitem calcular o valor do pedágio e estimativas de gastos com combustível durante o trajeto. 

Além disso, as ferramentas mostram as coordenadas do caminho e o trajeto em tempo real. Afinal, ninguém merece ficar perdido com o carro na estrada. 

Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática antes de viajar com carro! Para mais informações a respeito do universo automotivo, acesse nosso blog e, se precisar trocar de bateria, já sabe, né? Acesse o nosso site e conte com os melhores produtos do mercado!