As cruzetas são importantes para caminhões, ônibus, utilitários e veículos de tração traseira. Elas são peças pequenas, mas essenciais para possibilitar o movimento dos veículos. Portanto, é uma peça que não pode ser esquecida na hora da manutenção.  

Se você nunca ouviu falar dessa peça e não tem ideia de como fazer a manutenção do componente, continue com a leitura. Neste post, explicaremos tudo que você precisa saber!

 

O que é uma cruzeta?

A cruzeta é uma peça que fica localizada nas extremidades do eixo cardan — por isso, também é conhecida como cardan, cruzeta cardan e cruzeta do cardan

A peça compõe o que chamamos de juntas universais. São usadas na coluna e direção do automóvel. No entanto, nos veículos grandes, as cruzetas são peças maiores. 

As peças possuem dois eixos que cruzam a 90º. Tem um formato em cruz e por isso leva o nome de cruzeta. As mais comuns são responsáveis pela transmissão de força do motor para o diferencial, em ângulos variados. 

 

Para que servem as cruzetas no automóvel?

As cruzetas distribuem a força que é gerada dentro do motor e do câmbio até o diferencial do automóvel. Isso oferece estabilidade ao veículo, mesmo em terrenos irregulares e em condições extremas. 

A peça possui 4 extremidades, espigas e roletes que são mantidos dentro de uma capa protetora. Os componentes possuem garfos e flanges que se unem ao eixo cardan e permitem o movimento da junta

E esse complexo mecanismo tem um nome: chamamos de árvore de transmissão

Como saber se o rolamento do cardan está ruim?

Para saber se as cruzetas ou se o rolamento do cardan estão ruins, você deve prestar atenção se há estalos durante as arrancadas e as trocas de marchas. Também é importante observar sinais de vibração na transmissão. 

É importante ressaltar que as cruzetas quebradas podem causar perda total do automóvel e danos em outros componentes da transmissão, como o terminal do cardan.

Viu como a maioria dos problemas são causados pela falta de manutenção? Contudo, quando você lubrifica a peça, você colabora para o bom funcionamento do automóvel. 

No caso das cruzetas, o uso de um lubrificante evitará vários problemas, como a quebra da peça. Portanto, todas as vezes em que for realizar o check up, é importante lembrar da manutenção preventiva nas cruzetas do veículo.

E se você for um mecânico, com certeza seus clientes ficarão satisfeitos com a dedicação de seu trabalho.

mecânico desparafusando uma peça de carro

Cruzetas, cardan, cruzeta cardan ou cruzeta do cardan são alguns dos nomes populares para esta importante peça.

Como realizar a manutenção das cruzetas?

E por falar em manutenção das cruzetas, confira um passo a passo que te ajudará com o serviço oferecido:

  • Utilize a graxa adequada para fazer a manutenção das cruzetas 

O primeiro passo para fazer a manutenção correta das cruzetas é ter certeza da graxa adequada. As graxas mais recomendadas são do tipo NLGI 2. Em seguida, escolha uma graxa de um fabricante conhecido por sua qualidade. 

 

  • Identifique o intervalo correto para a manutenção preventiva

Leia o manual do seu veículo e fique sempre atento aos prazos para realizar as manutenções necessárias. 

Normalmente, os automóveis para uso urbano devem fazer a manutenção das cruzetas de 8.000 km a 10.000 km rodados, enquanto os de uso rodoviário, de 15.000 km a 18.000 km. 

Para os veículos de uso severo, a manutenção deve ser feita a cada 15 dias — já que estes são utilizados fora da estrada, como canavieiro e madeireiro. 

 

  • Elimine qualquer resíduo de graxa antiga 

Antes de aplicar a graxa nova nas cruzetas, você deve eliminar qualquer resíduo antigo. Isso evitará a contaminação. 

Em seguida, com o auxílio de uma engraxadora, você deverá aplicar a graxa até purgar o lubrificante antigo das quatro vedações da peça.

 

  • Deixe a graxa agir para ter um bom resultado

Agora é hora de deixar a graxa agir. Lubrifique os retentores e as cruzetas estarão prontas para o uso.

Caso tenha algum problema com o eixo cardan, você deverá mexer de um lado para o outro com as mãos. Em seguida, aplicar a pressão na pistola de lubrificação. 

 

Dica extra

Para lubrificar as ponteiras deslizantes, você deverá usar a graxa através da graxeira do corpo da luva. Faça o procedimento até o lubrificante aparecer no furo de respiro na tampa de luva. 

Assim, quando a graxa nova aparecer, você terá que tampar o furo com o dedo e aplicar a graxa até o vedador da luva

Viu só a importância das cruzetas para o bom funcionamento de qualquer automóvel? 

E você, mecânico, lembre-se sempre de informar ao seu cliente sobre a importância de revisões e manutenções periódicas

Além das cruzetas, cheque também como está a bateria automotiva e, caso esteja chegando ao fim da vida útil, não tem problema: o mourafacil.com leva baterias da mais alta qualidade até você em até 50 minutos, com entrega e instalação gratuita!