A cristalização de vidros é um procedimento que ajuda os motoristas a enxergarem o trajeto quando há neblina ou qualquer outro fenômeno climático que prejudica a visão. No entanto, para mecânicos, este ainda é um procedimento que causa muitas dúvidas. 

Se você deseja entender um pouco mais sobre essa técnica, continue com a gente e se liga nesse post! Nele, vamos mostrar porque vale a pena você investir na cristalização de vidros e oferecer o serviço aos seus clientes! 

O que é a cristalização de vidros? 

Conhecida como uma técnica, a cristalização de vidros facilita a visão do motorista. O procedimento é perfeito para clientes que vivem na estrada a trabalho ou gostam de viajar, pois garante um trajeto seguro e livre de obstáculos pelo caminho. 

Para que serve a cristalização de vidros?

A cristalização de vidros produz uma camada protetora e transparente que dá mais visibilidade, principalmente nos dias de chuva. 

Assim, o motorista não sofrerá com as mudanças climáticas e sempre terá a sensação que o tempo estará limpo. Esse procedimento faz as gotas de chuva escorrerem facilmente para não se acumularem no parabrisa do automóvel. 

Uma explicação do quanto o procedimento é eficiente, é que quando o motorista está debaixo de chuva leve e moderada, em velocidade de 45km/h, não é necessário acionar o limpador de para-brisas. 

Os vidros que passam por esse processo se tornam mais limpos e a aplicação dificulta o acúmulo de sujeira e poeira

Como se faz a cristalização de vidros?

A cristalização de vidros é dividida em 2 etapas.

 

Para fazer a cristalização de vidros, você precisa passar por duas etapas: limpeza e acabamento.

Primeiro, é necessário remover toda a sujeira acumulada e retirar as manchas de chuva ácida. Nesta etapa é utilizado um produto para limpar os vidros junto com uma cera especial. 

Esse produto faz uma limpeza mais profunda e tira a sujeira que não conseguimos ver. Dessa forma, as chances de ter uma fixação é maior. 

Ainda nesse primeiro processo, você deverá utilizar um desengordurante para criar uma camada protetora contra impurezas. Já em relação ao acabamento, você terá que aplicar um produto para remover as ranhuras naturais de fábrica. 

Por fim, o cristalizador transparente fará com que a água da chuva escorra com maior facilidade sem acumular na superfície do vidro. 

É importante lembrar que, para realizar o procedimento e ter a eficiência que se espera, você precisa ser um profissional treinado.

Quanto custa o procedimento?

Se você deseja oferecer o serviço de cristalização de vidros em sua oficina mecânica, saiba que em algumas cidades brasileiras a aplicação pode custar por volta de R$50,00 a prazo ou no cartão, em outras, mais de R$100,00. 

A nossa dica é que você faça uma pesquisa em sua cidade e veja os preços praticados. Entenda que em cada local o procedimento pode ter um valor específico. Portanto, é sempre bom fazer uma pesquisa junto à concorrência. 

Como remover o cristalizador de vidros?

Para remover o cristalizador de vidros, você deverá utilizar um produto específico. Em seguida, use uma espuma para aplicar na parte externa até formar uma camada fina sobre o vidro. Depois enxague e deixe secar naturalmente. 

Não use nenhum pano para terminar o serviço.