Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

O que é cristalização de vidros? Vale a pena?

Dicas Moura

O que é cristalização de vidros? Vale a pena?

5 min

É inegável que os vidros dos veículos precisam estar sempre em boas condições. Afinal, esses componentes representam o principal meio de visibilidade de ruas, estradas e qualquer lugar que o motorista passe com seu carro ou caminhão. Para que essa visibilidade seja mais efetiva em momentos de chuva, por exemplo, é que entra a atuação da cristalização de vidros.

Se você deseja entender se essa técnica vale a pena, continue com a gente! Nos próximos tópicos, explicaremos tudo sobre a aplicação de cristalizador de vidros em seu carro. Confira!

O que é a cristalização de vidros? 

A cristalização de vidros é um procedimento que tem o objetivo de proteger e conservar esses componentes: a partir da aplicação de produtos específicos, cria-se uma fina camada de silicone que repele a chuva, reduz a aderência de poeira e protege contra pequenos danos. 

Esse silicone tem alta concentração e, por isso, penetra nos poros do vidro de maneira efetiva, tornando-o mais resistente e menos passível do acúmulo de sujeira e até mesmo o desgaste causado por limpadores de para-brisa.

Geralmente, o procedimento é feito por profissionais capacitados, em três principais passos que explicamos a seguir:

Como funciona a cristalização de vidros?

Como já vimos até aqui, a cristalização consiste na aplicação de silicone concentrado nos vidros de um veículo, protegendo-o de diversos fatores de desgaste comuns a esses componentes. Geralmente, ela é feita em três passos (igualmente importantes para a eficácia desta técnica):

  • Limpeza

É importante realizar a limpeza adequada dos vidros antes de aplicar a técnica de cristalização: retirar pequenos detritos que podem estar alojados em seus poros, excesso de oleosidade e qualquer outro tipo de sujeira é um passo importante para a efetividade da aplicação de silicone que vem a seguir.

  • Aplicação do silicone

Depois de limpos, os vidros podem passar pelo processo de aplicação dos produtos específicos. Essa aplicação geralmente é feita com esponjas e panos delicados, deslizando o silicone em camadas uniformes e finas.

  • Polimento

Depois da aplicação do cristalizador de vidros, é hora de polir sua estrutura: esse passo tem como objetivo remover excessos do produto aplicado, colaborando para a uniformização de seu acabamento. Ele pode ser feito manualmente ou com máquinas específicas, mas geralmente é realizado por profissionais (que conhecem as técnicas de polimento corretas, evitando erros durante o processo).

uma mão humana está realizando o polimento de um veículo vermelho

A cristalização de vidros garante mais segurança aos motoristas e passageiros.

Quanto tempo dura a cristalização dos vidros?

De maneira geral, a cristalização de vidros dura em torno de 6 meses. Entretanto, assim como diversos outros componentes e técnicas de conservação dos veículos, a duração dessa cristalização depende de diversos fatores, como a qualidade do produto utilizado no momento de aplicação, hábitos do motorista e até mesmo os locais pelos quais o veículo passa rotineiramente. 

E se você se interessa por temas como a manutenção de veículos e processos de conservação de seus componentes, sabe da importância das baterias para viagens mais tranquilas, não é mesmo?

 

A boa notícia é que aqui na Moura você pode contar com um delivery que vai até você e entrega e instala a nova bateria do seu carro, ou caminhão em até 50 minutos. Quer conhecer mais? Acesse nosso site!

 

Se o carro ou caminhão passa constantemente por ambientes como estradas de terra, enfrenta geadas ou mesmo atravessa temporadas de chuva com frequência, é possível que a duração do procedimento seja reduzida. 

Quanto custa aplicar o cristalizador de vidros?

Em algumas cidades brasileiras, a aplicação pode custar por volta de R$50,00 a prazo ou no cartão, em outras, mais de R$100,00.  A nossa dica é que você faça uma pesquisa em sua cidade e veja os preços praticados. Entenda que em cada local o procedimento pode ter um valor específico. Portanto, é sempre bom fazer uma pesquisa completa.

Como remover o cristalizador de vidros?

A remoção do cristalizador de vidros também é feita com materiais específicos para este processo, facilmente encontrados em oficinas mecânicas. Além da aplicação do removedor, também é possível realizar um novo polimento, que pode ajudar a remover camadas mais profundas do produto cristalizante.

um homem está dirigindo um veículo em meio à chuva após realizar a cristalização dos vidros

Assim como sua aplicação, indicamos que a remoção do cristalizador de vidros seja feita por um profissional qualificado, impedindo que erros aconteçam durante o processo e desgastes maiores alcancem os vidros dos veículos. 

E se você se interessa por temas como a manutenção de veículos e processos de conservação de seus componentes, sabe da importância das baterias para viagens mais tranquilas, não é mesmo?

A boa notícia é que aqui na Moura você pode contar com um delivery que vai até você e entrega e instala a nova bateria do seu carro, ou caminhão em até 50 minutos. Quer conhecer mais? Acesse nosso site!

 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Dicas Moura

Entenda o que é nobreak, e utilidades no dia a dia!

Você sabe o que é nobreak? Num mundo onde a energia e a eletricidade são essenciais para muitos aspectos de

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos