Desde o início da pandemia, os preços de veículos zero km dispararam no Brasil. Com isso, muitas pessoas passaram a buscar outras alternativas na hora de adquirir um automóvel, o que as levou a comprar carros usados e modelos seminovos.

Para se ter ideia, para comprar um veículo novo de entrada, daqueles de modelo mais básico, é preciso despender pelo menos R$ 60 mil. Isso explica a grande procura por carros de segunda mão atualmente, no entanto, é preciso ter bastante cautela na hora da compra.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir, recheado de dicas para te guiar na hora de comprar carros usados. Continue a leitura para ficar por dentro de tudo!

O que olhar na hora de comprar um veículo usado?

comprar carros usados

Na hora de comprar um carro, muitos consumidores procuram pelos modelos usados ou seminovos por conta dos custos reduzidos.

Na hora de comprar um veículo usado, é muito importante se atentar a alguns pontos importantes. Confira abaixo a lista que preparamos com dicas para comprar carros usados com segurança, garantido uma boa compra!

1. Realize a compra em uma concessionária da marca do carro pretendido

Onde comprar carros usados é uma pergunta muito feita por quem está buscando esse tipo de veículo. O local mais recomendado é em uma concessionária, pois esse tipo de estabelecimento possui processos mais seguros que garantem a validade das informações referentes ao carro, além de ser possível contar com algum tipo de garantia. Por isso, prefira realizar a compra nesse local, evitando negociar diretamente com o vendedor.

2. Na hora da compra, vá com um mecânico de sua confiança

Ao fazer o test drive do veículo com um profissional especializado, será possível observar melhor o estado de conservação dos pontos mais importantes do carro. Afinal, um mecânico saberá por onde começar a avaliação do veículo, além de ter mais propriedade sobre as observações feitas.

3. Verifique os itens de segurança do carro

Outro ponto muito importante é avaliar se o carro conta com todos os itens de segurança, sendo importante checar, por exemplo, se o extintor está na validade, se há chave de rodas e triângulo e se as condições do estepe estão boas.

4. Avalie o estado geral de conservação do veículo

Com um mecânico de sua confiança junto no momento da compra, será possível avaliar com precisão o estado geral de conservação do veículo. Para iniciar, solicitar o histórico de manutenção do carro é uma boa pedida. Além disso, avaliar pontos de mecânica, conserto e revisões feitas é fundamental antes de garantir seu carro usado.

Por isso, avalie aspectos como nível de óleo, estado da lataria, alinhamento de peças, tom de pintura, se o pedal do freio está muito duro ou muito frouxo e, no caso de carros manuais, verifique se há níveis de ruído na cabine e de vibração do volante e da alavanca de câmbio. De acordo com especialistas, o ideal é dar uma volta no quarteirão para checar a parte mecânica do veículo. 

5. Verifique a situação jurídica do carro

Comprar carros usados que não estão com a documentação regularizada frequentemente é a causa de dor de cabeça para os consumidores. Por isso, antes de realizar a compra, verifique se há qualquer tipo de pendência jurídica, como multas não pagas. É possível conferir esses por meio dos portais do Detran, da Secretaria da Fazenda e da prefeitura da cidade, bastando informar CPF e/ou CNPJ.

6. Após a compra, realize os trâmites burocráticos necessários

Depois de comprar um carro, é preciso que seja informada a venda e a transferência ao Departamento Estadual de Trânsito do município e em um prazo de até 30 dias. 

Além disso, para se proteger ao comprar um carro usado, há uma garantia assegurada pelo Código de Defesa do Consumidor que ampara o consumidor. 

Ela funciona da seguinte forma: existe um prazo de até 90 dias para que o comprador reclame de problemas no geral, e não somente de complicações no motor e no câmbio. 

Contudo, no caso da compra ter sido realizada por meio de um vendedor físico, o trâmite é um pouco mais complicado, sendo preciso contratar um advogado e abrir um processo. Por isso, é mais recomendável comprar carros usados em lojas e concessionárias. 

Quais os melhores carros para se comprar usado?

Há alguns modelos de carros usados que são sucesso em venda, como:

  • Fiat Uno;
  • Fiat Palio;
  • Ford Ka;
  • Gol;
  • HB20;
  • Renault Sandero;
  • Honda Fit;
  • Toyota Corolla;
  • Honda Civic. 

Quais carros usados não devo comprar?

Assim como há os modelos seminovos queridinhos, existem carros usados que não são tão bons de revenda. Confira a seguir quais são eles:

  • Chevrolet Suprema;
  • Fiat Marea;
  • Citroen Xantia
  • Volkswagen Polo motor 1.0;
  • Ford EcoSport motor 1.0;
  • Mercedes-Benz Classe A;
  • Daewoo Espero;
  • JAC J6;
  • Volkswagen Touareg.

Gostou do conteúdo acima? Para mais informações a respeito do universo automotivo, acesse nosso blog e, se precisar trocar de bateria, já sabe, né? Acesse o nosso site e conte com os melhores produtos do mercado!