Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Como trocar pneu de maneira correta? Aprenda de uma vez por todas!

Dicas Moura

Como trocar pneu de maneira correta? Aprenda de uma vez por todas!

5 min

Um dos itens mais importantes do automóvel é o pneu. E saber como trocar pneu de maneira correta é um desafio tanto para homens quanto para mulheres. Afinal, você pode estar em uma estrada e de repente o pneu furar. 

E aí, como trocá-lo? 

Neste post, a Moura preparou um passo a passo com várias dicas sobre o assunto. E então, quer saber como trocar o pneu de maneira correta? Acompanhe a leitura! 

Como trocar pneu do seu automóvel? 

1º passo – Pense na segurança

Estacione o automóvel em um local plano e que ofereça segurança. Em seguida, acione o alerta e procure a área plana e com menos tráfego para estacionar o veículo. 

2º passo – Sinalize o local

Utilize o triângulo de sinalização para indicar o local que você está parado para trocar o pneu do automóvel. Mas, atenção com a distância mínima entre o carro e a sinalização. Ela deve ser de 30 metros.

Em seguida, puxe o freio de mão, engrene o carro e afrouxe os parafusos. Com o veículo no chão, gire a chave de roda no sentido anti-horário para apenas afrouxar as porcas. Use a força se necessário. 

Caso não consiga mexer com a roda, jogue o peso do seu corpo contra a chave de roda. 

3º passo – Posicione o macaco da maneira correta 

Tome cuidado com o macaco para não arranhar a lataria do automóvel. Posicione o equipamento de maneira correta (alguns macacos tem um indicador para isso) e evite o contato com a parte plástica para não causar danos ao automóvel.  

4º passo – Levante o carro com cautela

Levante o carro com cautela e troque o pneu. A altura adequada é a que você encaixa no estepe no eixo. Quando a roda estiver fora do chão por completo, remova os parafusos e tire o pneu. 

5º passo – Coloque o estepe 

Agora é hora de colocar o estepe e apertar ao máximo os parafusos. Você pode usar as mãos e depois a chave de roda, num padrão de cruz ou estrela. É importante que a chave segure o pneu. 

6º passo – Desça o veículo com segurança e retire o macaco

Depois desça o veículo com segurança e retire o macaco. Guarde o equipamento. Faça o mesmo com a chave de roda. Coloque o pneu danificado no local do estepe e não se esqueça de levá-lo a um borracheiro para que ele possa ser substituído por um pneu novo. 

Quais os motivos que levam a troca de pneu?

Homem branco com luva descartável usando uma ferramenta para desparafusar a calota do pneu mostrando como trocar pneu

Sempre que possível, faça a troca dos pneus junto ao seu mecânico de confiança.

Há vários motivos que podem levar a troca de pneu do automóvel. Veja os principais: 

Ressecamento

Veja se há ressecamento nos pneus. Isso é sinal de que a borracha está se desmanchando e é necessário trocar a peça com urgência. Além de acidentes, os pneus ressecados causam danos na parte exterior do automóvel. 

Bolhas 

As bolhas são perigosas. Também são um sinal de que você precisa trocar os pneus. Portanto, fique de olho se elas se estendem por toda a superfície da roda. Esse tipo de saliência surge quando a superfície externa da roda está fraca. 

Pneu vencido

Se você já se perguntou como trocar pneu da maneira correta, saiba que os pneus têm data de validade em média de 5 anos. Portanto, preste atenção nas letras SS, pois elas significam o número da semana no ano em que o pneu foi fabricado. Já o ano AA é o ano que foi fabricado. 

Desgaste

Fique de olho no indicador de desgaste de piso (TWI). Ele é uma pequena saliência de borracha no interior do sulco do pneu. Para identificá-la, procure na lateral externa do pneu a sigla TWI ou um triângulo.

Preste atenção aos sulcos da roda. Se eles baterem no chão, o pneu terá que ser trocado. 

Como evitar a troca de pneus? 

Depois de saber como trocar o pneu, é hora de aprender como evitar a troca. Confira algumas dicas: 

Calibre os pneus com frequência

Mantenha a pressão adequada dos pneus. Desta maneira, você aumentará o seu desempenho e ajudará a economizar combustível. Também contribuirá para a segurança. 

Faça alinhamento e balanceamento

O alinhamento deve ser feito quando o motorista tem dificuldades para conduzir o veículo em linha reta. Assim, ele percebe que o automóvel puxa o carro para um dos lados. Já o balanceamento elimina a trepidação na direção do carro e deixa a dirigibilidade suave. 

Use o rodízio dos pneus 

Automóveis com tração dianteira desgastam os pneus traseiros. Portanto, é importante que você faça o rodízio de pneus para equilibrar o desgaste dos pneus como um todo e aumentar a vida útil do conjunto. 

Agora que você aprendeu a trocar pneu de maneira correta, fique sempre de olho nos itens importantes do seu automóvel, como a bateria automotiva. Entenda que essa peça também precisa de toda a sua atenção. 

Gostou do conteúdo? Leia sempre o blog da Moura. Aqui temos dicas que vão te ajudar com os cuidados do seu automóvel! 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Dicas Moura

O que é odômetro e como saber se foi alterado?

Você já se perguntou qual é a importância do odômetro no seu carro? Esse pequeno aparelho — que também é

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos