Os motivos que levam os usuários a quererem trocar a lâmpada do farol do carro podem variar: a mesma queimou; surgiu outra melhor no mercado ou simplesmente insatisfação com a atual. Então, pensando em economizar tempo e dinheiro, muitos motoristas preferem colocar as próprias mãos na massa para realizar os pequenos serviços que seu veículo necessita, como trocar a lâmpada do farol, por exemplo. 

No entanto, se possível, o recomendado é procurar a ajuda de um profissional especializado, afinal, ao realizar os procedimentos sozinho, o usuário pode acabar danificando alguma peça do veículo. 

Contudo, pensando em auxiliar em casos que esse serviço tenha que ser feito por conta própria, preparamos a seguir um conteúdo indicando tudo o que é necessário saber para evitar problemas ao realizar essa operação. Confira as próximas linhas!

O que levar em consideração na hora de realizar a troca?

Antes de mais nada, para realizar a troca da lâmpada do farol, é necessário seguir as diretrizes impostas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com a resolução 667/17, o órgão determinou que, a partir deste ano (2021), está proibido mudar as especificações originais de fábrica do farol e dos outros itens relacionados à iluminação e à sinalização do veículo.  

Portanto, na hora de realizar essa troca, é imprescindível que o usuário compre uma lâmpada nova seguindo as especificações originais de seu carro. Além disso, vale ressaltar que a dificuldade para realizar essa operação pode variar de acordo com o modelo do carro. Em alguns veículos é mais simples, enquanto em outros, nem tanto. 

É necessário atentar-se a pontos como localização dos faróis, tipos de trava e demais mecanismos do carro. Em modelos mais populares, como Uno e Gol, esse serviço costuma ser mais tranquilo de ser realizado.

Mas, afinal, como trocar a lâmpada do farol? Essa pergunta é feita por inúmeros motoristas que desejam realizar esse serviço por conta própria. A seguir, confira o passo a passo que preparamos para que a troca seja feita com êxito:

Passo a passo para trocar a lâmpada do farol

  1. Primeiramente, é necessário desconectar o terminal e tirar o guarda-pó do farol;
  2. Em seguida, remova a trava responsável por fixar a lâmpada do farol e, na sequência, retire a lâmpada presente no veículo;
  3. Higienize corretamente os terminais do farol a fim de impossibilitar que os mesmos oxidem e atrapalhem a atividade da lâmpada recém-trocada;
  4. Feito isso, ponha a nova lâmpada no farol, seguindo os enquadramentos presentes nessa área do veículo e procurando encaixá-la (o que poderá ser percebido ao som de um “clic”);
  5. Ao ouvir esse som, implica que a lâmpada nova está encaixada corretamente e pronta para ser utilizada. Para isso, recoloque o terminal e o guarda-pó que foram retirados no início do procedimento para terminar o serviço.

Seguindo esse passo a passo, seu veículo estará com uma lâmpada de farol novinha em folha pronta para ser usada. No entanto, se você ainda encontrar problemas relacionados ao farol do carro ou dificuldades para realizar essa operação, não hesite em procurar um serviço especializado.

Mas onde trocar a lâmpada do farol? Vale destacar que os especialistas em mecânica são sempre os profissionais mais recomendados para realizar esse procedimento, portanto, oficinas de carro são lugares adequados. 

Além disso, caso o serviço seja simples de ser feito, como trocar a lâmpada do farol apenas, o custo não costuma ser muito alto. 

Como faço para aumentar a luz do farol?

Fusca azul com os faróis acesos

Não se esqueça que a troca de lâmpadas do seu farol deve ser feita por um profissional qualificado e em linha com a legislação brasileira.

Para melhorar a potência e a visibilidade dos faróis, uma alternativa é a troca de suas lâmpadas. Afinal, as mesmas podem estar mais fracas e amareladas, sendo recomendado realizar uma avaliação em lojas especializadas a cada 20 mil quilômetros rodados ou dois anos de uso.

Caso a luz esteja amarelada, algumas dicas caseiras podem funcionar, como:

  1. Primeiramente, limpar o farol com detergente e água;
  2. Em seguida, adicionar uma mistura líquida de vinagre com bicarbonato na lente recém-limpada;
  3. Na sequência, higienizar novamente o farol com a utilização de um pano úmido;
  4. E, por fim, passar cera no farol.

Assim, se o problema for sujeira e muito tempo de uso, provavelmente, esses procedimentos permitirão que o amarelado dos faróis saia de cena. 

Contudo, embora esse pareça um serviço simples e tranquilo de ser feito, antes de tentar limpar os faróis ou alterar as configurações de iluminação do seu veículo, é recomendável procurar um especialista no assunto para avaliar a situação do carro e as necessidades do mesmo, como trocar a lâmpada do farol ou deixá-lo menos amarelado.

Gostou do conteúdo acima? Para se manter atualizado e informado sobre o universo automotivo, acesse nosso blog e acompanhe todas as novidades do setor. Além disso, precisando de serviços e equipamentos especializados, basta acessar o Moura Fácil para contar com produtos da melhor qualidade para seu veículo!