Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Como tirar adesivos de carros?

Dicas Moura

Como tirar adesivos de carros?

5 min

Um adesivo pode significar uma lembrança boa ou ser uma forma de mostrar admiração por algo ou alguém. Por esses motivos, muitas pessoas acabam colocando colantes no carro, mas e quando o arrependimento vem ou se enjoa daquilo? 

Tirar um adesivo do carro, sem dúvidas, é mais difícil do que colocá-lo. Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir, que visa servir de guia para auxiliar a remover adesivos de carros sem danificar a lataria e a pintura do seu veículo. Acompanhe algumas técnicas eficazes para a remoção nas próximas linhas!

Como tirar adesivo da lataria de carros?

A seguir, preparamos dicas para te auxiliar nessa tarefa. Então, confira alguns passos que mostram como tirar adesivos de carros:

1. Secador de cabelo

Um dos acessórios que podem ser utilizados para remover adesivos da lataria de carros é o secador de cabelo. Para isso, é necessário posicioná-lo a 15 centímetros do automóvel na temperatura mais quente durante o período de um a dois minutos. Durante o processo, é importante movimentar o aparelho por toda a extensão do adesivo, concentrando-se nas pontas, de maneira a manter um fluxo constante de ar quente sobre ele. 

Com o passar do tempo o adesivo começará a se soltar e, quando isso acontecer, o condutor deve puxá-lo lentamente com os dedos. Caso alcance os dois minutos e o adesivo ainda não tenha se descolado inteiramente da lataria do carro, o ideal é que se repita o método quantas vezes for necessário para removê-lo completamente.

2. Lubrificante em spray

Outro item que pode ser útil para a remoção de qualquer cola, inclusive a de adesivos, é o lubrificante em spray. O recomendado é que ele seja aplicado nas regiões do adesivo que estejam mais soltas (geralmente as pontas), de maneira que a cola seja dissolvida. Após a aplicação do produto, o ideal é que se puxe o adesivo da lataria do carro com os dedos, repetindo o processo até a remoção completa do mesmo. 

3. Faca ou lâmina de barbear

Caso o adesivo esteja colado no vidro do carro, é possível retirá-lo com uma faca ou lâmina de barbear. Para isso, é importante que a ferramenta seja posicionada sob o adesivo em um ângulo que o faça se destacar da superfície. Após isso, o condutor deve manter a pressão no objeto até que o adesivo se descole completamente do vidro do carro.

Esse método, caso não seja aplicado com cuidado, pode danificar a transparência do vidro do carro. Por isso, é necessário que se tenha paciência e cautela na hora de tirar o adesivo do vidro do carro. 

Como tirar cola da pintura do veículo?

Agora que você já sabe como tirar adesivos de carros, preparamos dicas para que a cola saia da pintura do veículo também, confira algumas técnicas:

1. Pano de estopa e querosene, limpador de vidro ou spray de limpeza

Para remover a cola da lataria da pintura do veículo com facilidade é necessário ter em mãos um pano de estopa e querosene ou um limpador de vidro  — porém o que apresenta melhores resultados é o primeiro. 

Para tirar a cola utilizando esses itens, basta aplicar o produto em grande quantidade no pano e esfregar a superfície onde há resíduos da cola de adesivo — seja a lataria do carro ou o vidro. O ideal é que sejam feitos movimentos circulares leves para que pedaços da cola se soltem aos poucos e com maior facilidade. 

Vale destacar que, caso o pano acumule muita cola, o recomendado é que ele seja trocado por outro limpo e o procedimento seja repetido novamente até que toda a cola seja eliminada.

2. Papel toalha e álcool isopropílico

Folha de papel toalha

O álcool ajuda a remover adesivos sem deixar resíduos na superfície.

O álcool isopropílico é ideal para adesivos de carro que são difíceis de sair. Basta umedecer um pedaço de papel toalha com ele e colocá-lo sobre a área da cola, esperando por alguns minutos enquanto o líquido age sobre o adesivo. 

Após isso, remova a folha de papel e puxe os resíduos deixados com os dedos ou com o auxílio de algum objeto pontudo de plástico, para não arranhar a lataria do carro, como uma espátula.

É importante frisar que o álcool, dependendo do material da lataria do carro, pode manchar o veículo. Por isso, é necessário que o condutor aplique uma gota do produto em uma parte não visível da pintura e observe se houve alguma modificação na cor. Caso o resultado não seja negativo, esse método pode ser aplicado para remoção de cola da lataria do carro. 

3. Removedor para cola

Outra opção que possibilita a retirada de cola da pintura de carros é o removedor para cola. Por ser um produto muito concentrado, o recomendado é que se aplique o líquido apenas na região do adesivo, com cuidado para não afetar partes desnecessárias.

Então, basta aplicar o removedor em um pano limpo ou cotonete, dependendo do tamanho da área afetada, e esfregá-la até que toda a cola seja dissolvida.

Agora que você já sabe como tirar adesivos de carros, para ficar por dentro de mais dicas referentes ao universo automotivo, acesse os outros posts do nosso blog! E se precisar trocar a bateria, já sabe, né? Confira os melhores produtos no mourafacil.com.

Quer saber o que é amperagem? Confira aqui!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Dicas Moura

O que é odômetro e como saber se foi alterado?

Você já se perguntou qual é a importância do odômetro no seu carro? Esse pequeno aparelho — que também é

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos