Você sabe  como levantar vidro elétrico travado? Apesar de nem todos saberem, esse é um problema que acontece com certa frequência e que pode trazer algumas dores de cabeça.

Além de todo o tempo gasto descobrindo o motivo pelo qual o vidro elétrico parou de funcionar, você ainda pode ficar com o vidro travado durante uma chuva ou em um dia muito quente. 

A primeira recomendação é sempre levar seu carro até um especialista que pode identificar com precisão o problema e te ajudar com isso

Mas caso você esteja enfrentando este problema e não tenha acesso a um mecânico no momento, separamos um conteúdo completo ensinando você a identificar o defeito e aprender como levantar vidro elétrico travado.

Continue a leitura e aprenda formas de resolver o problema!

Vidro elétrico parou de funcionar um lado

Em geral, se o vidro elétrico parou de funcionar de um lado, também é necessário realizar um diagnóstico das demais janelas. Certifique-se de que todas as demais estejam funcionando.

Caso o problema de vidro elétrico travado esteja em todas as janelas, o primeiro passo é verificar o fusível. O mais provável é que, se o fusível estiver queimando, apertar o botão da janela não terá efeito algum. Isso porque esses tipos de reguladores de janela são dispositivos de alta corrente, e atuam entre as quatro janelas.

Dessa forma, antes de tentar entender como levantar vidro elétrico travado, confira se o defeito não está no fusível.

Testando o fusível da janela

Para saber se o vidro elétrico parou de funcionar de um lado em decorrência do fusível, basta testar o funcionamento do dispositivo.

Para fazer isso é bem simples. Ligue o carro sem ligar o motor e teste o funcionamento dos vidros. Dessa forma, ao acionar o botão da janela, verifique se o motor de acionamento faz algum barulho ou se o vidro dá sinais de que irá se mover.

Caso isso não aconteça em nenhuma das janelas, o problema provavelmente será no fusível, bastando, assim, a sua troca para resolver o problema.

Mas e se o vidro elétrico parou de funcionar de um lado e não nos demais? Nesse caso, a probabilidade é que o defeito seja por outro motivo.

Principais causas de vidro elétrico travado

Apesar dos problemas mais comuns serem na parte elétrica, como no caso dos fusíveis, ainda existem outros defeitos que podem causar esse problema. Confira quais são eles:

Interruptor de bloqueio das janelas traseiras

Um exemplo disso, e que possui uma solução gratuita, é verificar se o interruptor de bloqueio da porta do condutor não está acionado. Caso ele esteja ativado, as janelas traseiras não irão funcionar.

Vidro elétrico travando

Também há casos, por exemplo, onde ocorrem travamentos no vidro elétrico. Nesses casos, a janela apresenta sintomas de defeito, como falta de movimento ou pequenas travagens.

Com isso, o mais provável é que o motor esteja desgastado, sendo recomendado substituí-lo após um longo período de uso.

Problema no regulador

Se nenhum desses tópicos anteriores for o defeito, ainda existe a possibilidade de ser algum dano ou desgaste no regulador, um trilho de metal localizado no interior da porta. 

No caso dos motores de elevação, o sistema é a cabo, e, apesar de bem resistente, pode apresentar desgaste e necessitar uma substituição.

Como levantar vidro elétrico travado

Imagem de um profissional mostrando como levantar vidro elétrico travado

Ajustes na parte elétrica, como levantar vidro elétrico travado, devem ser realizados por profissionais da área.

Em todo caso, diante de problemas como estes que foram citados acima, ainda existe a possibilidade de uma solução manual. Para isso, é preciso saber como levantar vidro elétrico travado.

Em grande parte das vezes, quando esse problema acontece, você não está em casa e precisa saber como fazer para subir o vidro elétrico manualmente. Para isso, é necessário deixar a porta aberta, com uma boa estabilidade. 

Em seguida, pressione a trava externa da porta (parte lateral da porta ligada ao restante do carro) contra você. Depois disso, segure o vidro entre as palmas da mão aberta, posicionando uma mão na parte interior e outra na parte exterior do veículo.

Logo depois, pressione aplicando um pouco de força, evitando causar maiores danos ao vidro. Com isso, mova as mãos na direção que desejar – para cima ou para baixo.

A dica aqui é para que você saiba como levantar vidro elétrico travado. Mas caso precise abaixar o vidro, basta aplicar essa mesma técnica, lembrando sempre de deixar uma parte exposta.

Com isso, você pode repetir o movimento e posicionar o vidro travado de volta em seu lugar.

Como levantar vidro elétrico travado: uma solução temporária

Contudo, vale lembrar que a dica de como levantar vidro elétrico travado é uma solução temporária. O ideal é buscar por auxílio profissional assim que o defeito for detectado.

Dessa forma, você evita maiores prejuízos ao vidro, janela ou portas do veículo. Revisões e manutenções regulares também ajudam a prevenir esse tipo de problema.

Além disso, vale a pena enfatizar a importância de uma bateria de qualidade para o seu veículo, que irá garantir um bom funcionamento das peças do seu carro, incluindo os vidros elétricos.  Para isso, você pode contar com a Moura Fácil

botão que leva até o mourafacil.com