às |Atualizado às
Para economizar na conta de energia mesmo durante horários de pico, empresas como a Expofrut utilizam o sistema Moura BESS. Este sistema permite combinar armazenamento de energia com geração de energia renovável, possibilitando usar a energia solar armazenada durante o dia nos horários de maior tarifa. Isso tem resultado em uma economia significativa no custo mensal de energia para a Expofrut. Entenda:
A Expofrut, do grupo belga The Fruit Farm Group, é um produtor de uvas localizado no município de Casa Nova, na Bahia. Seu processo envolve o cultivo, colheita, resfriamento, embalagem e armazenamento das uvas destinadas à exportação. A colheita ocorre pela manhã e, ao final do dia, as uvas são embaladas e acondicionadas em câmaras frias.
A necessidade de resfriar as uvas após a colheita para manter sua qualidade gera um pico no consumo de energia no final da tarde, coincidindo com o horário de ponta, quando as tarifas de energia podem ser até oito vezes mais caras. Além do alto custo operacional, a Expofrut enfrentava outro grande desafio: as constantes quedas de energia na região, interrompendo o processo produtivo.
Para apoiar a Expofrut em seus desafios operacionais, a Moura realizou um estudo detalhado do perfil de consumo energético da empresa e desenvolveu uma solução personalizada. A proposta incluiu a instalação do sistema Moura BESS, uma solução de gestão e armazenamento de energia, associado a um parque fotovoltaico com capacidade para gerar 260kWp, possibilitando uso inteligente da energia solar.
O projeto da Moura para a Expofrut buscou oferecer uma solução completa com um modelo de contrato inovador e benefícios concretos desde o início:
O projeto da Moura para a Expofrut está em operação desde março de 2024 e é um exemplo de como soluções energéticas inovadoras podem transformar operações agroindustriais, promovendo sustentabilidade e eficiência. Clique aqui e faça o download do case Expofrut.