Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Como comprar um carro? Saiba como é este processo!

Como comprar um carro? Saiba como é este processo!

5 min

Muitas pessoas têm o sonho de sair por aí com o seu automóvel, certo? No entanto, o que muitos não sabem é que para adquirir um veículo novo ou usado e com segurança é preciso saber como comprar um carro. Portanto, se você tem essa dúvida, não se preocupe! Neste post, vamos falar tudo sobre como comprar um carro.

Quer conferir com a gente? Acompanhe a leitura! 

 

O que fazer para comprar um carro com segurança? 

Em primeiro lugar, para comprar um carro com segurança você precisa se planejar. Portanto, seja uma pessoa organizada e faça uma avaliação justa dos seus rendimentos. É importante pensar se você terá condições de assumir uma compra com um valor tão grande ao longo prazo. 

Depois, siga os seguintes passos: 

Escolha o modelo do automóvel 

Faça as seguintes perguntas: 

  1. Para que você quer um automóvel? 
  2. Ele servirá para viajar e trabalhar ou só para o trabalho? 
  3. Ele tem espaço o suficiente caso a família cresça? 
  4. É de fácil revenda? 
  5. Tem sistema start stop? 
  6. Possui piloto automático que oferece mais conforto ao dirigir? 
  7. Qual é o valor do seguro?

 

Todas essas questões devem ser respondidas antes de você saber como comprar um carro. Em seguida, siga em frente com os próximos passos! 

 

Conheça as formas de pagamento 

Veja quais as principais formas de pagamento e escolha aquela que for a melhor para o seu bolso:

  • Financiamento

Você procura uma financiadora e ela emite um contrato. O banco paga o seu automóvel e você pagará ao banco durante alguns anos. 

Geralmente, começa com o valor de entrada e depois paga parcelas acrescidas de juros. Mas, atenção: o financiamento de um carro demanda de muito planejamento financeiro para que você não se aperte neste momento!

  • Consórcio 

O consórcio não te entrega o automóvel logo após que você assina o contrato. Na verdade, você só receberá o seu carro se quitar todos os pagamentos, se for sorteado ou der um lance antecipando as parcelas

  • Pagamento à vista

Com o pagamento à vista, você precisa se planejar para ter esse dinheiro em mão sem que ele afete sua receita cotidiana. Contudo, este meio de pagamento costuma oferecer inúmeras vantagens e descontos!

homem verificando o motor do carro

Tenha sempre um mecânico de confiança ao seu lado para te auxiliar no processo de como comprar um carro!

Pesquise sobre o automóvel escolhido

Não compre o primeiro veículo de “cara”. Antes disso, faça uma busca na Internet e veja as opções encontradas. Desta maneira, você poderá comparar um modelo com o outro e decidir a sua melhor opção. Uma dica é pedir a opinião de amigos e familiares sobre os automóveis que têm ou já tiveram. Fale também com outros proprietários de veículos. 

 

Observe a lataria do veículo 

Se você quer saber como comprar um carro, observe também a lataria do veículo. Quem mora em cidades litorâneas tem um sério problema com a maresia. No caso de carros usados, muitas vezes, o automóvel é lindo por fora, mas por baixo do carro tem sérios problemas com a ferrugem. Por isso, veja além do capô!

 

Preste atenção se o carro foi batido 

Essa dica é para o automóvel usado. Todo veículo tem um design perfeito, certo? Mas é fácil descobrir se ele foi batido. Para saber se ele sofreu alguma colisão na lateral, observe os espaços nas portas e se também há algum tipo de relevo. Por mais que o proprietário faça uma manutenção e uma bela pintura, sempre dá para perceber se o carro foi batido e, posteriormente, recuperado

No caso de uma colisão de frente, veja as linhas dos faróis e também a que segue pelo capô. Um automóvel batido e recuperado não terá um espaço perfeito entre essas linhas de design. 

 

Faça um test drive  

Já em relação aos automóveis zero quilômetro, nunca compre um modelo sem fazer um test drive. Você terá que dirigi-lo para saber como funciona. Por isso, ande com o veículo em vários terrenos e observe como o sistema reage às ruas e rodovias. É importante dirigir o quanto for necessário e analisar as principais características do modelo. 

 

Leve o veículo ao mecânico

Quando fizer um test drive, você pode levar o automóvel ao mecânico para que ele dê uma olhada. Um profissional competente listará os pontos que você deverá levar em conta antes de fechar qualquer tipo de negócio

 

Quais os documentos para comprar um carro?  

Há documentos obrigatórios para o comprador do automóvel e outros essenciais para sair com o veículo da concessionária. Confira nossa lista de documentos completa abaixo:

  • Documentos para o comprador 

  • comprovante de residência;
  • cópia e original de seu CPF, RG.

  • Documentos para sair com o carro da concessionária

  • nota fiscal da compra do carro;
  • via eletrônica impressa da nota fiscal;
  • renavam preenchido;
  • Certificado de Licenciamento do Veículo (CRLV);
  • Certificado de Registro do Veículo (CRV) preenchido e assinado pelo antigo dono, com firma reconhecida em cartório.
Homem em uma concessionária olhando um tablet mostrado pela vendedora

Conte sempre com a Moura – estamos ao seu lado desde o momento de como comprar um carro, até a manutenção cotidiana de seu veículo!


Aprendeu como comprar um carro? Agora que você já sabe o que fazer, ficará mais fácil adquirir o seu automóvel usado ou zero quilômetro, não é mesmo? 

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso próximo post sobre nove dos dez carros mais vendidos no Brasil são equipados com baterias Moura! 


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

Vistoria reprovada por quilometragem: o que fazer?

Uma vistoria reprovada por quilometragem acontece através da vistoria cautelar – um procedimento fundamental na compra e venda de veículos

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos