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Classe de bônus no seguro: como funciona o desconto na renovação?

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Classe de bônus no seguro: como funciona o desconto na renovação?

Escrito por: Baterias Moura

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Ter um carro é sinônimo de liberdade, mas a gente sabe que manter as contas em dia exige planejamento. Entre IPVA, combustível, manutenção e seguro, buscar economia em cada detalhe é fundamental. E quando o assunto é o seguro automotivo, existe um segredo que pode reduzir muito o custo da sua apólice: a classe de bônus.

O seguro do carro não é só uma despesa, é a sua rede de segurança financeira em caso de imprevistos. A boa notícia é que, quanto mais prudente você for, mais a seguradora te recompensa!

Neste conteúdo, vamos explicar o que é classe de bônus no seguro, como essa pontuação é formada, qual o impacto real dela no valor da renovação e como você pode usá-la a seu favor para economizar e proteger o seu patrimônio. Aproveite!

O que é a classe de bônus e como ela funciona?

A classe de bônus é o seu score de bom motorista no universo dos seguros. Ela é uma pontuação que a seguradora atribui com base no seu histórico de sinistros (ou acidentes).

Pense assim: se você passa um ano inteiro com o seguro ativo e não precisa acioná-lo para cobrir um acidente ou roubo, você está demonstrando para a seguradora que é um motorista de baixo risco. Em troca, ela te recompensa com um desconto na próxima renovação.

O sistema de classe de bônus é padronizado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), mas o percentual de desconto concedido por cada classe varia de uma seguradora para a outra, dependendo da política de preços de cada uma.

A regra geral é simples: quanto maior for a sua classe de bônus, maior o seu desconto no preço final do seguro.

Como acumular pontos e aumentar sua classe de bônus?

Acumular bônus é um processo gradual e contínuo, que premia a sua constância e a sua cautela ao volante.

O processo padrão para ganhar bônus é o seguinte:

  • 12 meses sem sinistro = 1 ponto (ou 1 classe)

A cada 12 meses (o tempo de vigência de uma apólice de seguro) em que você não aciona a seguradora para indenização, você avança uma classe na pontuação.

  • A escala

O sistema geralmente começa na Classe 0 (para um segurado novo, que está fazendo o primeiro seguro ou perdeu o bônus) e pode chegar até a Classe 10 ou, em algumas seguradoras, até a Classe 25.

Por exemplo: se você tem 5 anos de seguro sem nunca ter tido problemas, sua classe de bônus pode estar próxima da 5, o que já garante um bom desconto.

Em alguns casos, o segurado pode entrar no sistema já na Classe 1, após a primeira contratação do seguro. De qualquer forma, o importante é saber que a progressão é feita anualmente e exige que você mantenha o histórico “limpo”.

Como descobrir minha classe de bônus no seguro?

Saber sua classe de bônus é o primeiro passo para garantir que você está recebendo o desconto que merece! A maneira mais fácil e segura de fazer isso é verificando a sua apólice de seguro atual.

Essa informação geralmente está destacada no campo “Classe de Bônus” ou “Bônus” do documento. Em caso de dúvidas ou dificuldade, basta entrar em contato com o seu corretor ou com a central de atendimento da sua seguradora. Lembre-se, essa informação é sua por direito

Quais situações levam à perda da classe de bônus?

Pessoa segurando um volante e dirigindo um carro.

Apesar de extremamente benéfico, a classe de bônus pode diminuir e prejudicar sua saúde financeira.

Infelizmente, acionar o seguro para um grande problema geralmente custa caro, não só na franquia, mas também na sua pontuação.

A perda da classe de bônus acontece quando você solicita à seguradora o pagamento de uma indenização por um sinistro coberto pela apólice. Isso inclui colisão, roubo ou furto. Geralmente, o segurado perde uma classe a cada sinistro comunicado à seguradora (e indenizado).

Se você está na Classe 5 e se envolve em uma colisão grave, acionando o seguro e pagando a franquia, ao renovar a apólice, sua classe de bônus cairá para 4. É por isso que é essencial avaliar se vale a pena acionar o seguro em casos de danos pequenos.

Mitos sobre a perda de bônus: o que é verdade e o que não é?

É comum circular muita informação errada sobre o que faz a gente perder o bônus. Vamos desmistificar alguns pontos:

  • “Usar o guincho por pane elétrica faz perder bônus.”

Mito! Na maioria das seguradoras, o uso de serviços de assistência 24h, como guincho por pane, chaveiro ou troca de pneu, não afeta a sua classe de bônus. Esses serviços são considerados de assistência e não de indenização por sinistro.

  • “Se eu ficar um ano sem seguro, perco todo o meu bônus.” 

Mito! O bônus tem uma validade, que geralmente é de 1 a 3 anos após o término da vigência da apólice. Caso você cancele o seguro e fique um tempo sem renovar, seu bônus não some imediatamente. 

  • “O bônus é do carro.” 

Mito! O bônus é pessoal e está atrelado ao CPF do segurado principal. Você pode trocar de carro, mas o bônus te acompanha.

É possível transferir o bônus?

Sim! Como a classe de bônus está atrelada ao CPF, ela pertence a você, e não ao veículo ou à seguradora. Isso te dá uma liberdade enorme para buscar as melhores ofertas no mercado.

Por isso, se a sua apólice estiver acabando, você pode migrar para outra seguradora e levar todo o seu bônus — a nova empresa irá solicitar o histórico à antiga para validação. Inclusive, essa concorrência é excelente para você conseguir um desconto ainda maior.

Além disso, em muitos casos (e isso varia entre as seguradoras), é possível transferir a classe de bônus entre cônjuges ou de pais para filhos, desde que o filho se torne o novo segurado principal e comprove ser o principal condutor.

Tabela de classe de bônus x desconto

O valor que você economiza é um dos fatores que fazem a classe de bônus ser vantajoso. Embora as seguradoras não divulguem uma tabela de desconto padrão (pois isso faz parte da estratégia comercial de cada uma), é possível traçar uma faixa de desconto médio praticado no mercado.

Confira a estimativa de desconto que sua classe pode gerar:

Classe de bônus Anos sem sinistro (Estimativa) Faixa média de desconto (%) Impacto real
0 (Novo/perda total) 0% O seguro terá o valor cheio.
1 a 3 1 a 3 anos 5% a 15% Bom começo para economizar.
4 a 7 4 a 7 anos 15% a 35% Desconto significativo na renovação.
8 a 10 8 a 10 anos 35% a 50% Excelente histórico, máximo desconto na escala padrão.
11 a 15 (ou +) Acima de 10 anos Acima de 50% Níveis avançados que garantem a maior economia possível.

Atenção: os valores são estimativas de mercado. A taxa de desconto final é calculada individualmente por cada seguradora, com base no seu perfil (idade, cidade, modelo do carro) e na cobertura contratada. O desconto de 50% na classe 10, por exemplo, é um percentual comum e amplamente divulgado pelo mercado como referência.

2 dicas para proteger seu bônus

Proteger o seu bônus é sinônimo de proteger seu bolso. Para isso, a combinação de direção defensiva e manutenção preventiva é imbatível. Um carro que não quebra é um carro que não te expõe a riscos desnecessários de acidente ou de uso do guincho.

Mantenha a direção defensiva em dia

Praticar diariamente esse tipo de direção é fundamental tanto para manter seu crédito quando para manter a sua segurança e de todos os passageiros do veículo. Para isso:

  • Respeite o limite de velocidade e mantenha a distância de segurança;
  • Evite o uso do celular ao volante;
  • Use o seguro para o que ele se destina: se o dano for pequeno e inferior ao valor da sua franquia, considere pagar o conserto do seu bolso. Preservar sua classe de bônus pode gerar uma economia muito maior na próxima renovação.

Manutenção preventiva é economia

Um carro bem cuidado dificilmente te deixará na mão por pane no meio da rua, evitando que você precise acionar a assistência por problemas que poderiam ter sido prevenidos.

Lembre-se de verificar periodicamente os itens-chave:

  • Freios e pneus: pneus carecas ou freios desgastados aumentam o risco de acidentes, especialmente na chuva;
  • Luzes e faróis: a visibilidade é vital! Garanta que todas as luzes (setas, freio e faróis) estão funcionando perfeitamente, o que é essencial para ser visto por outros motoristas e evitar colisões traseiras ou laterais. Se notar faróis amarelados, por exemplo, limpe-os para melhorar a iluminação;
  • Bateria e sistema elétrico: a bateria é o coração do sistema. Uma bateria fraca é a causa mais comum de pane elétrica e pode falhar no momento da partida, te obrigando, muitas vezes, a acionar o guincho. 

Manter o checklist de manutenção preventiva do seu carro em dia não só te mantém seguro, mas protege sua classe de bônus, garantindo aquele mega desconto na renovação!

A classe de bônus no seguro é mais do que uma pontuação: ela é um patrimônio valioso construído pela sua responsabilidade e bom senso no trânsito. Entender o que é esse recurso e como ele funciona é o primeiro passo para garantir que você está economizando o máximo possível na renovação da sua apólice.

A chave para o sucesso é uma dupla infalível: direção segura (para não acionar o sinistro) e manutenção preventiva (para evitar panes e quebras). Essa combinação não só aumenta a sua segurança e a longevidade do seu veículo, mas gera uma economia real e significativa no custo anual do seguro do carro.

E por falar em manutenção, sempre que precisar trocar sua bateria chame o Moura Fácil — nosso serviço de delivery de baterias oficial! Por meio dele, você tem sua bateria entregue e instalada em até 50 minutos, onde você estiver.

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Sobre o autor

Baterias Moura

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