Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Carro elétrico: tudo o que você precisa saber!

Carro elétrico: tudo o que você precisa saber!

5 min

Pouco a pouco, o carro elétrico vai deixando de ser novidade no cenário nacional. De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), foram vendidos mais de 7,5 mil carros elétricos na primeira metade de 2020 no Brasil.

Esse tipo de carro está se tornando cada vez mais popular, tanto é que a previsão é de que no ano de 2040 a venda de carros elétricos no país chegue a 60 milhões de exemplares por ano — o que representa mais de 50% do setor automotivo.

Fato é que alguns municípios brasileiros incentivam a compra desse tipo de veículo, como ocorre na capital paulista. Em São Paulo, os donos de carro elétrico ou híbrido — caso do velho conhecido Corolla — pagam apenas metade do valor do IPVA. Tudo isso para motivar os consumidores a serem mais sustentáveis.

No entanto, mesmo com o aumento da procura por esse tipo de carro, muitas pessoas ainda desconhecem como ele funciona, bem como quais são as principais características que compõem esses modelos. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo especial a seguir. Nas próximas linhas, você poderá tirar suas principais dúvidas a respeito dos carro elétricos, confira!

Como funciona um carro elétrico?

Os carros elétricos, como o próprio nome já anuncia, operam através da eletricidade. Mas para que esse tipo de veículo funcione corretamente são necessários quatro componentes veiculares, sendo eles: bateria, inversor, motor de indução e um sistema de recuperação de energia.

A bateria é uma das peças mais importantes desse tipo de veículo, sendo responsável pelo armazenamento de energia elétrica para que o carro funcione. Vale destacar que o componente é recarregável.

O inversor, por sua vez, é responsável por fazer a transformação da corrente elétrica alternada do carregador em corrente contínua, a qual será transportada até as baterias, fazendo o carro andar.

Para além de seu funcionamento, uma dúvida que a maioria das pessoas tem é sobre como o carro elétrico é recarregado. Nos carros à combustão, basta ir até um posto de combustível e abastecer o tanque. Mas e naqueles que funcionam por meio de corrente elétrica, como proceder? 

Para o carro elétrico andar, é necessário realizar uma recarga energética — bem similar ao que acontece quando seu celular descarrega e você precisa conectá-lo a uma rede de alimentação. 

O carregamento de um veículo elétrico pode acontecer de casa mesmo, com a utilização de conectores que costumam acompanhar o automóvel. A voltagem pode ser de 110V ou 220V.

No entanto, o aparelho de recarga demanda que a rede elétrica tenha aterramento elétrico funcional, isto é, que o pino central da tomada não apenas conduza os outros dois pinos, mas também seja realmente utilizado.

Vale destacar que a recarga em rede doméstica podendo levar até 40 horas para ser completada. Também é importante que, antes de adquirir um carro elétrico, um especialista seja consultado para analisar a rede doméstica da sua casa.

Outra opção para realizar a recarga poderia ser levar o carro elétrico até um posto exclusivo postos de recarga ultrarrápida — atualmente, o Brasil está investindo mais nesse serviço.

Quais modelos de carros elétricos disponibilizados no Brasil?

 

O Brasil está um pouco atrasado em comparação a outros países quando o assunto é carros elétricos. Isso porque no cenário nacional as políticas de incentivo sempre estiveram voltadas à gasolina e aos carros convencionais.

No entanto, as fabricantes de automóveis estão começando a lançar seus modelos elétricos. Alguns modelos interessantes foram lançados em 2019, os quais tinha preço de mercado inferior a R$ 200 mil. São eles: Renault Zoe, Jac iEV40, Nissan Leaf e Chevrolet Bolt. 

Já por preços um pouco mais salgados, os quais compõem as categorias mais luxuosas, temos os exemplares da BMW e Volvo, além do modelo Jaguar I-Pace, que custa quase R$ 500 mil.

A seguir confira uma lista com os dez carros elétricos mais vendidos no Brasil em 2021:

  • Nissan Leaf;
  • Porsche Taycan;
  • Volvo XC40 Recharge;
  • Mini Cooper Electric;
  • Audi E-Tron;
  • BMW i3;
  • Fiat 500e;
  • Chevrolet Bolt;
  • JAC iEV 20;
  • Renault Zoe.

Vantagens de ter um carro elétrico

Carro elétrico sendo abastecido, visão traseira

Os carros elétricos trazem uma proposta inovadora e sustentável.

O carro elétrico proporciona diversas vantagens para os usuários, como:

    • Ser mais sustentável: gera bem menos poluentes;
    • Ser mais silencioso: não emite ruídos desagradáveis;
    • Possuir um consumo energético mais avançado: o sistema de recuperação de energia garante um maior aproveitamento, pois nesse tipo de veículo a energia dissipada em forma de calor retorna ao carro em forma de eletricidade;
    • Ser mais econômico: com o sistema de recuperação energético, os custos com abastecimento são bem menores, bem como sua manutenção é mais simples e barata;
  • Possuir condução facilitada: por conta do motor de um carro elétrico sofrer menos atrito, a aceleração do automóvel é mais leve, o que torna sua condução mais fácil.

Em qualquer tipo de carro é fundamental contar com uma bateria de qualidade, afinal, ela é um dos componentes mais importantes para o bom funcionamento do veículo. Pensando nisso, a Moura traz as melhores opções do mercado para você, confira nossos produtos no Mourafacil.com. E para acompanhar mais conteúdos especiais, acesse nosso blog e fique por dentro das novidades do universo automotivo!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Destaque

O que é um carro híbrido? Quais as suas vantagens?

Se você tem dúvidas sobre o que é um carro híbrido, a primeira informação que deve saber sobre esse tipo

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos