Problemas na bomba de gasolina são mais comuns do que você imagina. A bomba de combustível é um componente essencial no sistema de alimentação do motor e sua função é transferir o combustível do tanque para os bicos injetores.

Contudo, para que isso seja possível, a linha de pressão de combustível precisa ser mais alta que a pressão atmosférica. E quem realiza esse trabalho é a bomba de gasolina, por meio do fornecimento de energia.

Sendo assim, para garantir o bom funcionamento do seu veículo, saber identificar possíveis problemas na bomba de combustível é essencial. Para te ajudar, separamos neste artigo um conteúdo completo! Veja só:

O que é a bomba de gasolina?

Primeiramente, antes de falarmos sobre os sinais de regulador de pressão ruim ou um problema na bomba de combustível, é preciso entender um pouquinho sobre peça.

Como mencionamos anteriormente, a bomba de combustível é uma das peças que compõem o sistema de alimentação do motor. Mas esse sistema não é composto apenas pela bomba, também temos o relé da bomba.

O relé é um componente eletrônico, encontrado em praticamente todos os veículos que possuem um motor de combustão, sendo uma das peças que auxilia no controle da energia da bomba de combustível.

A função da bomba de gasolina

Sendo assim, podemos dizer que a função da bomba de combustível, junto com o relé, é de transferir o combustível presente no tanque aos bicos injetores ou carburadores.

Isso é feito para que a pressão de combustível seja mais alta do que a pressão atmosférica, o que acontece através do fornecimento de energia para o fluído.

Além disso, a pressão da linha de combustível deve ser constante, sem oscilações ou picos mais alto. Dessa forma, a quantidade de fluido que chega ao carburador é sempre correta.

Mas quando isso não ocorre, é comum que haja algum defeito na bomba de combustível, que você pode identificar através de alguns sinais.

Sintomas de um relé de bomba de combustível falhando

Ficar atento aos sinais de um relé de bomba falhando é indispensável para a devida manutenção do sistema.

Isso porque quando bem cuidada, uma bomba de combustível pode ter uma grande vida útil, o que garante também menores gastos e idas ao mecânico.

Contudo, para proporcionar esses cuidados, é necessário saber identificar os principais sintomas do regulador de pressão ruim ou de defeitos na bomba de gasolina.

Imagem de um motorista preocupado com a bomba de gasolina de seu veículo

Se a quantidade de combustível adequada não está chegando ao motor, você pode estar com problemas na bomba de gasolina de seu veículo.

Carro falhando ou morrendo

Em primeiro lugar, um dos defeitos mais comuns nesse sistema é o carro falhar ou morrer com uma frequência bem alta. Em geral, isso acontece devido a bomba de gasolina não conseguir manter a pressão necessária.

Assim, é bem possível que o fluído não chegue ao carburador, prejudicando a mistura de ar ao combustível que o motor precisa para funcionar.

Sinais como carro engasgando, carro falhando ou carro fraco também podem significar que a bomba e o relé de bomba de combustível estão com problemas.

Motor perde potência na subida

Por conta da falta de quantidade necessária de fluído chegando ao motor, outro sintoma de defeito no sistema é o motor que perde potência na subida ou mesmo um motor falhando ao acelerar. 

Isto é, o defeito pode impedir que a bomba de gasolina mantenha a pressão adequada para fazer com que o combustível chegue aos cilindros.

Motor travar ou não iniciar

Por último, outro sintoma bem comum de falha do sistema de pressão de combustível ou na bomba de gasolina é o motor travar ou não pegar. Se o relé da bomba de combustível falhar, o sistema não terá energia suficiente para dar ignição ao motor.

Com isso, mesmo ao girar a chave, o motor acaba não pegando ou acaba travando logo após iniciar. Em geral, esse defeito é causado também por outros problemas, o que necessitam um visita imediata ao mecânico para revisão ou manutenção.

Além disso, algo que pode significar que há problemas com a bomba de combustível é a falta de ruídos no sistema. Após dar ignição no veículo, a grande parte das bombas produz um pequeno ruído. A falta desse ruído pode representar possíveis defeitos.

Como fazer a manutenção do sistema?

Agora que você aprendeu quais os principais defeitos da bomba de gasolina, é preciso saber como fazer a manutenção do sistema.

Em geral, o ideal é manter as revisões preventivas do veículo em dia, inclusive de todo o sistema. Outra forma de prevenir possíveis problemas é evitar andar com o tanque na reserva, o que também pode causar defeitos como a queima do motor elétrico.

Além disso, é fundamental fazer a manutenção do filtro de combustível, já que o bom estado da peça é essencial para o desempenho e o funcionamento adequado do veículo.

E se você quer entender melhor o funcionamento da parte elétrica e mecânica dos veículos, não deixe de acompanhar nossos artigos: acesse o nosso blog e fique sempre por dentro de novidades!

botão CTA que leva até o mourafacil.com