às |Atualizado às
Seu carro virou uma roleta russa na hora de pegar a estrada? Você tenta ligar e nada acontece, ou sente que as luzes do painel estão mais fracas do que o normal? Essas dificuldades podem estar relacionadas a uma bateria descarregada — um problema comum, mas que dá para evitar se souber identificar os sinais certos.
Reconhecer os sintomas a tempo ajuda a evitar uma dor de cabeça maior, como ficar na rua esperando o guincho ou ter que trocar a bateria de emergência. Neste conteúdo, vamos te mostrar os principais sinais de bateria descarregada, como confirmar o problema e o que fazer na hora de agir.
Acompanhe!
Ficar atento aos sinais do seu carro pode fazer toda a diferença. Veja os cinco principais indicativos de uma bateria em baixa carga.
Ao girar a chave, as luzes do painel e os instrumentos do carro aparecem mais apagadas ou até desaparecem. Isso indica que a carga da bateria está baixa, não fornecendo energia suficiente para os sistemas elétricos do veículo.
Ao tentar dar partida, o carro não faz barulho — fica tudo silencioso. Se o motor não responder e você só ouvir o som do painel, pode ser sinal de falha na bateria, já que ela não consegue fornecer energia para o motor de arranque.
Apesar do silêncio ser um dos principais indicativos de problemas na bateria, é possível perceber estalos ou cliques ao tentar iniciar o veículo. Esse também pode ser uma característica de bateria fraca, que não consegue fornecer a energia necessária para acionar o motor de partida.
Se os seus faróis parecerem mais opacos ou diminuírem de intensidade, é um sinal de baixa voltagem na bateria. O mesmo vale para os limpadores de para-brisa, que podem ficar lentos ou piscando.
Mesmo que o motor consiga ligar, se ele apresentar uma espécie de “desmaio” logo após o arranque — ou até morrer na hora — pode ser consequência de uma bateria fraca, incapaz de sustentar o funcionamento do veículo por mais tempo.
Ao perceber o mau funcionamento do carro, faça os testes para entender se o problema está na bateria!
Antes de trocar ou chamar socorro, vale fazer alguns testes básicos para ter certeza de que a bateria é a fonte do problema. Conheça os principais a seguir.
Olhe os polos da bateria: estão limpos, sem corrosão ou resíduos? Estão bem conectados? Polos soltos ou sujos podem impedir a passagem de energia, causando problemas na hora de ligar o carro.
Uma dica importante é fazer essa inspeção durante a realização da manutenção preventiva ou após períodos de chuvas, que aumentam a chance de corrosão. Se estiver com qualquer sinal de sujeira ou oxidação, vale limpar com uma escova de cerdas suaves e aplicar uma camada de vaselina ou spray anticorrosivo.
Para fazer o teste, coloque os ponteiros positivos (+) na ponta do polo positivo e negativos (–) no polo negativo. Com o motor desligado, se o valor estiver muito abaixo de 12V, é sinal de que sua bateria está comprometida.
Caso o valor seja próximo de 13V ou mais com o carro ligado, está tudo certo — o problema pode estar no sistema elétrico ou no alternador.
Usar cabos auxiliares e uma segunda bateria ajuda a fazer um teste rápido. Se o carro ligar normalmente com o auxílio de cabos, é bem provável que a bateria original esteja descarregada ou descarregando.
Mas lembre-se: esse procedimento deve ser feito com atenção e, se possível, com alguém que saiba manipular cabos de chupeta para evitar acidentes.
Caso o diagnóstico aponte para uma bateria descarregada, em primeiro lugar, tente dar partida por meio da chupeta. Para isso, realize o seguinte passo a passo:
Se o veículo der partida, é importante levar seu carro a um centro automotivo para a troca do componente.
Mas, se estiver impossibilitado de fazer o procedimento, conte com um serviço de delivery de baterias, como o Moura Fácil. Com ele, você pode ter seu componente testado e instalado em até 50 minutos.
Prevenir é melhor do que remediar. Por isso, conheça algumas dicas simples para manter sua bateria sempre em dia.
Fazer revisões periódicas evita surpresas desagradáveis, principalmente no alternador. Um sistema elétrico bem cuidado garante que sua bateria receba carga adequada e evita que ela descarregue por conta de falhas no circuito.
Pense na sua bateria como uma reserva de energia. Faróis, som, ar-condicionado e outros acessórios consomem energia mesmo com o motor desligado. Evite deixá-los ligados por muito tempo — isso drena a carga da bateria rapidamente.
Longos períodos sem uso, especialmente em climas frios, podem descarregar sua bateria naturalmente. Se você não usa o carro diariamente, tente ligar o motor pelo menos uma vez por semana por cerca de 10 a 15 minutos para evitar esse problema.
Saber a hora certa de trocar sua bateria evita que você fique na mão na hora que mais precisa. A maioria dos produtos dura entre 2 a 4 anos, dependendo do uso, clima e manutenção. Após esse período, o desgaste natural pode diminuir sua eficiência.
Reconhecendo os sinais de uma bateria descarregada, você consegue agir de forma rápida, segura e econômica. Fazer inspeções periódicas, cuidar da manutenção e estar atento aos sintomas são passos essenciais para evitar ficar na mão na hora mais inesperada.
〽️ Energia para mover o futuro.
© 2025 - Acumuladores Moura S.A.
CNPJ: 09.811.654/0001-70
Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE
Todos os direitos reservados.Termos & Condições
A Moura
Carreiras