Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Carro não liga: 5 sinais de bateria descarregada

Bateria Automotiva

Carro não liga: 5 sinais de bateria descarregada

Escrito por: Baterias Moura

às |Atualizado às

bateria-descarregada-sinais
Leitura:6 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Seu carro virou uma roleta russa na hora de pegar a estrada? Você tenta ligar e nada acontece, ou sente que as luzes do painel estão mais fracas do que o normal? Essas dificuldades podem estar relacionadas a uma bateria descarregada — um problema comum, mas que dá para evitar se souber identificar os sinais certos.

Reconhecer os sintomas a tempo ajuda a evitar uma dor de cabeça maior, como ficar na rua esperando o guincho ou ter que trocar a bateria de emergência. Neste conteúdo, vamos te mostrar os principais sinais de bateria descarregada, como confirmar o problema e o que fazer na hora de agir. 

Acompanhe!

Quais são os principais sinais de bateria descarregada?

Ficar atento aos sinais do seu carro pode fazer toda a diferença. Veja os cinco principais indicativos de uma bateria em baixa carga.

1. Luzes do painel fracas ou apagadas

Ao girar a chave, as luzes do painel e os instrumentos do carro aparecem mais apagadas ou até desaparecem. Isso indica que a carga da bateria está baixa, não fornecendo energia suficiente para os sistemas elétricos do veículo.

2. Nenhum som ao girar a chave

Ao tentar dar partida, o carro não faz barulho — fica tudo silencioso. Se o motor não responder e você só ouvir o som do painel, pode ser sinal de falha na bateria, já que ela não consegue fornecer energia para o motor de arranque.

3. Estalos ou clique ao tentar ligar

Apesar do silêncio ser um dos principais indicativos de problemas na bateria, é possível perceber estalos ou cliques ao tentar iniciar o veículo. Esse também pode ser uma característica de bateria fraca, que não consegue fornecer a energia necessária para acionar o motor de partida.

4. Faróis com brilho reduzido

Se os seus faróis parecerem mais opacos ou diminuírem de intensidade, é um sinal de baixa voltagem na bateria. O mesmo vale para os limpadores de para-brisa, que podem ficar lentos ou piscando.

5. Motor morrendo logo após a partida

Mesmo que o motor consiga ligar, se ele apresentar uma espécie de “desmaio” logo após o arranque — ou até morrer na hora — pode ser consequência de uma bateria fraca, incapaz de sustentar o funcionamento do veículo por mais tempo.

Como confirmar se o problema é a bateria?

Mulher de roupa clara em frente a um carro de capô aberto. Nas mãos ela segura um cabo para faze chupeta elétrica.

Ao perceber o mau funcionamento do carro, faça os testes para entender se o problema está na bateria!

Antes de trocar ou chamar socorro, vale fazer alguns testes básicos para ter certeza de que a bateria é a fonte do problema. Conheça os principais a seguir.

Verifique os cabos e conexões

Olhe os polos da bateria: estão limpos, sem corrosão ou resíduos? Estão bem conectados? Polos soltos ou sujos podem impedir a passagem de energia, causando problemas na hora de ligar o carro. 

Uma dica importante é fazer essa inspeção durante a realização da manutenção preventiva ou após períodos de chuvas, que aumentam a chance de corrosão. Se estiver com qualquer sinal de sujeira ou oxidação, vale limpar com uma escova de cerdas suaves e aplicar uma camada de vaselina ou spray anticorrosivo.

Use um multímetro para testar a voltagem

Para fazer o teste, coloque os ponteiros positivos (+) na ponta do polo positivo e negativos (–) no polo negativo. Com o motor desligado, se o valor estiver muito abaixo de 12V, é sinal de que sua bateria está comprometida

Caso o valor seja próximo de 13V ou mais com o carro ligado, está tudo certo — o problema pode estar no sistema elétrico ou no alternador.

Faça um teste de substituição

Usar cabos auxiliares e uma segunda bateria ajuda a fazer um teste rápido. Se o carro ligar normalmente com o auxílio de cabos, é bem provável que a bateria original esteja descarregada ou descarregando. 

Mas lembre-se: esse procedimento deve ser feito com atenção e, se possível, com alguém que saiba manipular cabos de chupeta para evitar acidentes.

O que fazer em caso de bateria descarregada?

Caso o diagnóstico aponte para uma bateria descarregada, em primeiro lugar, tente dar partida por meio da chupeta. Para isso, realize o seguinte passo a passo:

  • Conecte o lado positivo (+) na bateria descarregada, depois o lado positivo na bateria auxiliar;
  • Depois, conecte o lado negativo (-) na segunda bateria e uma conexão de aterramento na estrutura do carro — que geralmente é uma parte metálica do motor ou do chassi, longe da bateria. 

Se o veículo der partida, é importante levar seu carro a um centro automotivo para a troca do componente.

Peça sua bateria pelo Moura Fácil

Mas, se estiver impossibilitado de fazer o procedimento, conte com um serviço de delivery de baterias, como o Moura Fácil. Com ele, você pode ter seu componente testado e instalado em até 50 minutos.

Banner promocional da Moura Fácil oferecendo entrega de baterias em até 50 minutos, com pagamento após a instalação. botão "Peça online agora!" em destaque.

Como evitar que a bateria descarregue novamente?

Prevenir é melhor do que remediar. Por isso, conheça algumas dicas simples para manter sua bateria sempre em dia.

Verifique o sistema elétrico com frequência

Fazer revisões periódicas evita surpresas desagradáveis, principalmente no alternador. Um sistema elétrico bem cuidado garante que sua bateria receba carga adequada e evita que ela descarregue por conta de falhas no circuito.

Não deixe equipamentos ligados com o carro desligado

Pense na sua bateria como uma reserva de energia. Faróis, som, ar-condicionado e outros acessórios consomem energia mesmo com o motor desligado. Evite deixá-los ligados por muito tempo — isso drena a carga da bateria rapidamente.

Use o carro com regularidade

Longos períodos sem uso, especialmente em climas frios, podem descarregar sua bateria naturalmente. Se você não usa o carro diariamente, tente ligar o motor pelo menos uma vez por semana por cerca de 10 a 15 minutos para evitar esse problema.

Quando trocar a bateria?

Saber a hora certa de trocar sua bateria evita que você fique na mão na hora que mais precisa. A maioria dos produtos dura entre 2 a 4 anos, dependendo do uso, clima e manutenção. Após esse período, o desgaste natural pode diminuir sua eficiência.

Sinais de que a troca é necessária

  • Dificuldade constante na partida, mesmo após cargas provisórias;
  • Correntes de falhas na partida;
  • Aumento do consumo de energia elétrica do carro (ex.: luzes que ficam mais fracas, o som que reduz o volume).

Reconhecendo os sinais de uma bateria descarregada, você consegue agir de forma rápida, segura e econômica. Fazer inspeções periódicas, cuidar da manutenção e estar atento aos sintomas são passos essenciais para evitar ficar na mão na hora mais inesperada.


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Sobre o autor

Baterias Moura

Fabricante de Baterias

701 Publicações

〽️ Energia para mover o futuro.

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Quanto dura uma bateria 60 Ah? Dicas para prolongar a vida

A bateria 60Ah é uma das opções mais populares entre os motoristas, especialmente para quem possui veículos de porte médio...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2025 - Acumuladores Moura S.A.

CNPJ: 09.811.654/0001-70

Rua Diário de Pernambuco, 195, Belo Jardim, PE

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos