Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Barulho quando aumenta a velocidade? Saiba resolver

Dicas Moura

Barulho quando aumenta a velocidade? Saiba resolver

5 min

Você sabe porque o carro faz barulho quando aumenta a velocidade? Entenda que esse pode ser um sinal de problemas em vários componentes do automóvel. 

 

Para te ajudar a compreender porquê isso acontece, preparamos esse post

 

Nele você vai entender tudo sobre  o assunto. Também vamos mostrar quais as formas de identificar o barulho estranho no automóvel e quais os componentes emitem sons quando estão com defeito. 

 

E então, quer conferir o conteúdo com a gente? Acompanhe o artigo!  

Por que o carro faz barulho quando aumenta a velocidade? 

 

Várias são as causas do carro fazer barulho quando aumenta a velocidade. Entre elas, podemos citar: 

  • Pedra e bolhas nos pneus 

Uma pedra ou até mesmo uma bolha nos pneus, pode causar barulho quando você está em alta velocidade. Portanto, é importante parar em uma borracharia e verificar as condições dos pneus. Caso estejam ruins, providencie a troca

  • Problemas no rolamento

Outra causa do barulho quando aumenta a velocidade são os problemas no rolamento. A roda é composta por algumas esferas que são presas em anéis de metal. No entanto, se você tiver problemas com o rolamento, você terá um barulho como se tivesse areia nas rodas do carro. 

 

Assim, o ruído aumenta à medida que o automóvel se move por uma distância maior. Vale lembrar que quando o pneu está desgastado, você escuta um ruído semelhante ao defeito no rolamento. 

 

Por isso, é importante sempre ouvir o barulho, checar os pneus e corrigir quaisquer problemas antes de desmontar as rodas para trocar os rolamentos. 

  • Falta de água no radiador

 

Mais um problema que provoca barulho quando aumenta a velocidade do automóvel. A falta de água no radiador traz prejuízos ao motor do automóvel. Portanto, é importante observar a peça e o barulho que ela faz. Assim, você saberá se é preciso completar o líquido no radiador.

 

Quais as formas de identificar o problema? 

 

No caso dos pneus, você deve parar o automóvel para examiná-lo. Observe se eles estão murchos, aperte-os e veja se estão irregulares. Caso não consiga identificar qualquer tipo de problema, procure um mecânico para que faça um diagnóstico mais preciso

 

É importante levar o automóvel a um profissional da sua confiança. Assim, ele poderá avaliar o seu veículo. Em relação ao rolamento, nós já falamos um pouco sobre ele no tópico anterior, não é mesmo?

 

Entretanto, é bom enfatizar que somente um profissional poderá fazer um diagnóstico preciso, sobretudo se houver problemas nos rolamentos. 

 

E para finalizar, no caso da falta de água no radiador, o nível de líquido deve ser checado com regularidade. Por isso, é importante prestar atenção ao termômetro no painel e observar os barulhos do seu carro. 

 

No caso de você identificar um som parecido com um vazamento, veja o reservatório e verifique se o nível de água não está diminuindo mais rápido do que o normal

Quais componentes emitem sons quando estão com defeito?

Imagem de duas pessoas verificando um carro que faz barulho quando aumenta a velocidade.

Sempre considere ajuda especializada para entender melhor os barulhos do veículo quando aumenta a velocidade.

Há alguns componentes importantes para o automóvel que podem emitir barulho quando aumenta a velocidade. Anote aí: 

  • Amortecedores 

Ao andar em alta velocidade, o carro pode fazer barulho e apresentar trepidações. Além disso, pode perder a estabilidade. O barulho relacionado ao problema é caracterizado como uma espécie de “toc-toc”.

 

Geralmente, isso acontece quando você passa em uma lombada ou quando cai com o carro em um buraco. Assim, os sons podem indicar falhas nos amortecedores e são percebidos quando se move o volante do veículo para direita ou esquerda. 

  • Correia dentada 

Se você escuta um barulho contínuo que vem do motor do automóvel, pode ser sinal de perda de tensão na correia dentada. Esse problema merece uma atenção especial e pode ser sinal de danos ao cabeçote do motor e de outras peças cujo conserto não é barato. 

 

  • Suporte do motor quebrado

Há automóveis que possuem um suporte que ameniza a vibração do motor. Por esse motivo, quando você passa nos buracos ou em uma lombada em alta velocidade, o motor distribui o peso de forma desigual. 

 

Como consequência, há quebra de alguns coxins. Assim, quando esse suporte quebra, você escuta um barulho quando aumenta a velocidade. A confirmação do defeito pode ser feita visualmente. 

 

Para isso, basta você checar o motor ou puxar o freio de mão para tentar movimentar o carro. 

  • Pastilhas desgastadas 

Se as pastilhas dos freios estiverem desgastadas é possível que ao frear, você escute um barulho. Portanto, providencie a troca dessas pastilhas para ficar tranquilo quanto aos freios do seu automóvel. 

 

Agora que você aprendeu o que significa o barulho quando aumenta a velocidade do automóvel será mais fácil identificar os problemas, não é verdade? 

 

Portanto, fique sempre atento todas as vezes que dirigir. 

 

Também é importante observar outras falhas, como na bateria automotiva. A peça pode prejudicar o funcionamento do sistema elétrico e eletrônico do automóvel. 

 

Caso a bateria esteja descarregada, providencie a troca da peça no Moura Fácil!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Dicas Moura

Viagem em família: conheça 13 destinos imperdíveis!

Uma viagem em família é uma oportunidade única para criar memórias inesquecíveis, que acompanharão a todos como uma lembrança divertida.

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos