Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Barulho ao frear? Veja as causas e como resolvê-las!

Dicas Moura

Barulho ao frear? Veja as causas e como resolvê-las!

5 min

Um dos problemas mais comuns que os automóveis podem apresentar é o barulho ao frear. Os freios são itens de segurança e, por isso, precisam de um cuidado especial. 

Mas por que ocorre esse barulho? E como resolver esse problema? 

Neste post, vamos falar um pouco sobre esse tema que gera tantos transtornos aos motoristas! Ficou interessado em aprender tudo com a Moura? Se liga no artigo! 

Quais defeitos que causam barulho ao frear? 

Há algumas causas que provocam este problemas, as mais conhecidas são as trepidações, o nível baixo de óleo, os ruídos e até a maneira como você pisa no pedal do seu carro. 

Entenda melhor as razões desses defeitos ocorrerem:

Trepidações 

As trepidações acontecem quando o freio do carro não está em boas condições. Elas também são um sinal de que os discos estão empenados, finos e desgastados isso também pode ser uma consequência de peças de má qualidade.

Óleo baixo 

O nível baixo do óleo também pode provocar barulho ao frear. Nos automóveis mais novos, você identifica o problema nas pastilhas de freio

Geralmente, quando isso acontece é porque você precisa trocá-las. Uma boa dica é saber se o carro já rodou mais de 30 mil quilômetros com as mesmas pastilhas. 

Ainda sobre o óleo baixo, veja se há vazamentos no fluido das rodas traseiras e tenha sempre o hábito de verificar o nível do óleo. Observe, ainda, se ele está em boas condições. 

Entenda que um líquido ralo e sujo prejudica o sistema de frenagem e causa barulhos e trepidações. Quando o nível do óleo está baixo também pode ocorrer deficiências na hora da frenagem.

Imagem uma rodovia com vários automóveis

O barulho ao frear pode ter ligações com outros problemas, como trepidações e vazamento de cilindros.

Ruído de um ferro batendo em outro

Esse barulho pode ser identificado com mais facilidade. Geralmente, o ruído de um ferro batendo em outro ocorre quando as pastilhas dos freios precisam ser substituídas. 

Outro motivo está relacionado à qualidade das peças que podem não ser originais. Peças de baixa qualidade têm sua eficiência reduzida e provocam barulho ao frear. 

Como resolver o barulho ao frear? 

Para resolver o problema do barulho ao frear, siga as nossas dicas: 

Faça revisões com frequência

Algumas vezes, o barulho ao frear ocorre por falta de manutenção preventiva. Por isso, ao perceber o barulho, o mais indicado é você levar o veículo a um mecânico de sua confiança.

Toda vez que você compra um automóvel, a própria montadora indica o período para as revisões. Em geral, os automóveis precisam passar por esse procedimento a cada 10 mil quilômetros rodados. Verifique o manual do seu veículo para mais informações. 

Troque as peças sempre que precisar

Caso tenha alguma peça desgastada ou defeituosa, você deverá trocá-la. Lembre-se que os freios são um dos itens mais importantes do automóvel e, por isso, você deve priorizá-los para a sua própria segurança. 

Verifique as pastilhas de freio

Se as pastilhas de freio não são substituídas quando o material de fricção chegar ao fim, começa a haver um atrito direto na pastilha. 

Por isso, é necessário trocá-las antes que comece o barulho ao frear. 

Imagem de um mecânico consertando um carro com barulho ao frear

A manutenção preventiva das pastilhas e do óleo são formas de evitar barulho ao frear.

Observe o óleo dos freios 

Para resolver o problema do barulho ao frear, observe o óleo dos freios do automóvel. Caso o nível esteja baixo, procure uma oficina mecânica para adicionar mais óleo.

Em automóveis com mais de 30 mil quilômetros rodados, verifique também se há problema de vazamento nos cilindros das rodas traseiras. 

Estalo ao pisar no freio

Geralmente, estalo ao pisar no freio é sinal que buchas, molas, bandejas, pinos das pinças do freio estão com folgas, mas isso também pode ser a torre do amortecedor solta. 

Para evitar o barulho ao frear ou qualquer um desses problemas com peças em folga, faça sempre a manutenção preventiva do seu veículo e seus componentes.

Faça a manutenção no disco dos freios

O disco de freio reduz o movimento giratório da roda do automóvel quando entra em contato com as pastilhas. No entanto, quando esse disco apresenta defeito, ele produz um barulho incômodo. O mesmo acontece se você passar por uma superfície irregular.

Limpe sempre as peças do seu automóvel 

O barulho ao frear também pode ser provocado pelo acúmulo de sujeira nas peças. Para resolver o problema, a manutenção é indicada, já que um especialista irá te orientar sobre o que precisa ser substituído para resolver este problema.

Agora que você viu  as causas do barulho ao frear e sabe como resolvê-las, saberá o que fazer na hora que tiver o problema, não é verdade? 

Em caso de dúvidas ou problemas no automóvel, procure sempre a assistência mecânica de confiança mais próxima da sua casa. Assim, você prioriza a sua segurança e de outros condutores e passageiros.

E lembre-se que o componente mais importante para o seu veículo é a bateria. Por isso, na hora de adquirir sua bateria automotiva, escolha um fabricante que valorize a qualidade acima de tudo:

Botão CTA

Conte com o mourafacil.com para levar sua bateria até você, com delivery e instalação grátis, pagando somente na entrega!


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Dicas Moura

CNH C: que é e passo a passo de como tirar!

Dirigir um veículo de carga é uma tarefa que exige habilidades específicas e, acima de tudo, a permissão correta: a

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos