Você que gosta de ler sobre mecânica e que tem uma frota de caminhões, saiba que todo veículo, seja ele de passeio, utilitário ou pesado, possui uma barra axial. Esse componente é muito importante, já que faz parte do sistema de suspensão, que é responsável por conectar as rodas dianteiras à caixa de direção. 

A barra axial fica localizada na parte mais baixa do motor do automóvel, e você pode identificá-la pelas suas proteções sanfonadas. Em todos os modelos de carros, a estrutura da barra axial é semelhante. No entanto, uma coisa que você precisa saber é que cada veículo conta com um tipo de barra axial, que se diferencia pelas marcas de encaixe

Entretanto, se você deseja conhecer um pouco mais sobre esse componente do sistema de suspensão, leia até o final o nosso artigo e aprenda com a Moura um pouco mais sobre mecânica automotiva! 

Como funciona a barra axial?

A barra axial funciona como uma peça essencial no auxílio da rotação das demais peças da caixa de direção. Ela atua nas rodas dianteiras do automóvel, por meio de articulações que permitem o movimento da mesma e, portanto, o pleno funcionamento de todo o sistema do veículo.

Vamos detalhar o funcionamento da barra de direção, veja: ao girar o volante do automóvel é realizado um movimento rotacional até a caixa de direção. Esse movimento é feito por uma barra chamada coluna de direção. Entretanto, você só conseguirá virar as rodas de forma correta se converter a rotação do volante em um movimento horizontal.

Assim, a caixa de direção ajuda com a rotação. No entanto, para que movimente as outras peças é necessário que se tenha a barra axial em cada roda dianteira do automóvel. Assim, o sistema trabalha a caixa de direção e os terminais da roda. 

Entretanto, você precisa entender que, por ser uma barra de articulações, a barra axial permite que a roda movimente tanto para direita quanto para a esquerda, possibilitando a boa dirigibilidade do automóvel

Além disso, é por causa da barra axial que você consegue subir e descer durante o seu trajeto na cidade ou nas rodovias. Sabe aquele trecho cheio de buracos ou que é difícil fazer a curva? A barra axial te ajuda a vencê-lo com segurança e tranquilidade. 

Outra curiosidade sobre a barra axial é que, se não fosse por ela, não seria muito confortável dirigir o automóvel, pois você não teria os sistemas que amortecem os impactos.    

Qual é a função deste componente?

A barra axial está ligada à segurança do motorista ao dirigir. Ela é uma haste que possui articulações e permite o automóvel se deslocar em vários ângulos.

Como detectar possíveis defeitos na barra axial

Apesar de não exigir uma manutenção e ser um item que tem durabilidade, a barra axial pode apresentar desgastes devido as outras peças. Fique sempre atento a diferentes barulhos que seu veículo apresente, principalmente durante manobras. Trepidações e folga no volante também são sinais de alerta!

Mulher dirigindo carro, olhando para o banco traseiro pelo retrovisor. Banco traseiro com dois adolescentes olhando para um celular.

Para sua segurança e da sua família, mantenha a manutenção preventiva do automóvel sempre em dia! E não se esqueça da importância da barra axial.

Para te ajudar a identificar alguns defeitos, detalhamos essas dicas:

  •  Preste atenção se há ruídos durante as manobras

Se há ruídos em seu automóvel, pode acreditar que há problemas. E com a barra axial não é diferente! 

Por isso, ao manobrar, observe se há algum tipo de barulho estranho e se isso vem da parte de baixo do seu carro. Preste atenção se, ao andar com seu veículo, você escuta alguma batida e, também, se há folga na direção do automóvel. Isso pode ser sinal de desgaste na barra axial.

No entanto, não saia trocando as peças de qualquer jeito. Procure um mecânico de sua confiança e leve o veículo para dar uma olhada e fazer uma manutenção preventiva, pois o seu automóvel poderá ter alguns desses problemas:

  • folga nos terminais;
  • desgaste na caixa de direção.
  •  Veja se o volante trepida em altas velocidades 

Se, ao dirigir, você percebe que o volante trepida, é sinal de que pode ter algum problema na barra axial. Portanto, ao andar em velocidades maiores, observe o comportamento do volante e do seu veículo no geral. 

A barra axial costuma dar sinais quando há folga na articulação do automóvel. Porém, uma coisa precisamos te dizer, ele nem sempre é o culpado de tudo. 

Portanto, mais uma vez a dica de ouro é você levar o veículo a um profissional de sua confiança para que ele possa dar uma “examinada”. 

  • Observe os problemas do automóvel 

Fique atento a possíveis problemas com a suspensão, eixos, balanceamento, rodas amassadas e pneus desgastados, pois qualquer defeito em algum desses itens pode vir a desgastar a barra axial do seu automóvel. Como consequência, você terá a sensação ao dirigir de que o carro está “tremendo”. 

  • Verifique se há folga na direção 

Geralmente, a folga é ocasionada por problemas na caixa de direção. No entanto, a barra axial também pode causar folga. Assim, o desgaste da articulação faz com que a ligação entre a caixa e os terminais não seja perfeita, provocando a folga na direção. 

Percebeu o quanto é importante entender sobre a barra axial? Agora que você já sabe que esse componente é extremamente importante e tem a ver com a segurança ao dirigir, prestará mais atenção nele, não é mesmo? 

E caso note algum problema, leve o automóvel para uma manutenção preventiva. É muito importante para a segurança do seu veículo. 

Quer mais dicas como essa? Acompanhe o nosso blog! E lembre-se que bateria automotiva de qualidade é no MouraFácil.com

Botão CTA