Balanceamento e alinhamento são procedimentos muito importantes para manter a dirigibilidade e a segurança do seu veículo. 

 

No entanto, muitas pessoas confundem um procedimento com o outro. Também há motoristas que acham que esses dois serviços são iguais. Entretanto, para esclarecer de uma vez por todas as suas dúvidas sobre o assunto, preparamos este artigo. 

 

Nele, você vai aprender a diferença entre balanceamento e alinhamento, qual é a função deles e qual é o momento de fazer. 

 

E então, ficou interessado em ficar bem informado com a gente? Siga com a leitura! 

O que é o balanceamento das rodas?

Geralmente, você faz o balanceamento junto com o alinhamento. O profissional de mecânica automotiva fará o balanceamento de pneu e roda. Talvez você não saiba, mas o mais interessante é que existem dois tipos de balanceamento. Veja: 

 

  • balanceamento estático: feito com o conjunto imóvel;
  • balanceamento dinâmico: feito com o conjunto em rotação. 

 

Quando há um equilíbrio dinâmico, ocorre o balanceamento estático e você não terá que realizá-lo separadamente. Desta forma, o balanceamento dos pneus permite que a roda gire sem provocar vibrações no automóvel, independente da velocidade que você atingir na pista. 

Qual a importância do balanceamento e alinhamento? 

O balanceamento equilibra o conjunto de pneu e roda do automóvel. Já o alinhamento ajusta os ângulos das rodas e as mantém retas em relação ao solo e paralelas entre si. 

Qual a diferença de alinhamento e balanceamento?

O balanceamento do automóvel faz parte do processo de manutenção preventiva, garantindo que as rodas girem sem vibrações. Já o alinhamento serve para ajustar os ângulos das rodas, evitar acidentes e garantir uma direção mais tranquila ao motorista, além de economizar combustível

 

Ainda, o alinhamento previne o deslocamento involuntário do automóvel e deixa a dirigibilidade mais firme. Por fim, evita que você tenha surpresas desagradáveis no seu trajeto, como por exemplo, que o carro puxe mais para direita ou para a esquerda. 

 

No entanto, o mais importante de destacar neste tópico é que você precisa fazer o alinhamento e o balanceamento dos pneus juntos Isso vai garantir a segurança na hora de dirigir e você também pode aproveitar todos os benefícios dos serviços.

Qual a quilometragem para balanceamento e alinhamento?

É importante enfatizar que o balanceamento e alinhamento devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros rodados, mesmo que seu automóvel não apresente nenhum problema. 

Imagem de oficina mecânica onde se realiza ajustes no balanceamento e alinhamento de veículos.

Balanceamento e alinhamento devem ser feitos, preferencialmente, em conjunto.

No entanto, não esqueça de também levar em consideração:

  • Troca de pneus/rodas 

Balanceamento e alinhamento deverão ser feitos sempre que tiver uma troca de pneus/rodas e você sentir uma vibração no volante do automóvel. 

  • Rodízio de pneus

Também é importante ficar atento ao rodízio de pneus. Fez rodízio, reparou o pneu ou a câmara de ar? Faça balanceamento e alinhamento. 

  • Buraco em ruas ou rodovias 

Passou em um buraco na rua ou na rodovia? Bateu em algum obstáculo na pista? Procure a oficina mais próxima para fazer o balanceamento e alinhamento. Os buracos podem empenar o aro da roda e provocar perda de contrapeso. 

  • Pneu gasto de forma irregular 

Observou o pneu e ele gastou de maneira irregular? Então, providencie o balanceamento e alinhamento. Neste caso, é melhor você gastar com os serviços do que ter dificuldades para conduzir o seu automóvel e sentir desconforto. 

 

Não se esqueça que dirigir o veículo tem que ser prazeroso e ao mesmo tempo seguro. Portanto, se você perceber alguma alteração na direção ou no pneu do seu carro, providencie o balanceamento e alinhamento

Qual o valor de alinhamento e balanceamento?

Os preços para esses dois serviços podem variar de uma oficina mecânica para outra. No entanto, os serviços podem custar entre R$80,00 a R$250,00. Mas isso também dependerá do tipo do automóvel. 

 

Para um alinhamento e balanceamento preciso e duradouro, é sempre importante procurar profissionais qualificados e com equipamentos de ponta para uma precisão nos ajustes

 

Normalmente, equipamentos computadorizados são usados para fazer a correção dos ângulos das rodas, utilizando um software específico e um banco de dados da marca e do modelo do seu automóvel. 

 

Também é importante dizer que quando o balanceamento é feito separado do alinhamento, ele é cobrado por roda. Portanto, em alguns locais você pode pagar a partir de R$40,00 para as quatro rodas, mas isso também dependerá do tipo de pneu do seu automóvel. 

 

Por fim, os serviços de balanceamento e alinhamento não são caros se você levar em consideração os benefícios que eles trazem. Além disso, buchas, bandejas e pivôs serão beneficiados com a manutenção regular do seu veículo. 

 

Viu como o balanceamento e alinhamento são importantes? Agora que você entendeu a diferença entre eles, poderá se sentir mais seguro na próxima manutenção ou revisão automotiva, não é verdade? 

 

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