Você já parou em um semáforo em uma subida íngreme e depois ficou com medo do carro não arrancar? Esse é, sem dúvida, um momento delicado. Afinal, ninguém quer atrapalhar o trânsito ou provocar um acidente. É nesta hora que você vê a importância de um assistente de partida em rampa, pois a sensação de parar o trânsito não é das mais agradáveis.

E, se o automóvel for grande ou pesado, o problema é maior ainda, isso porque há um desgaste com a embreagem e com os pneus nas arrancadas. No entanto, com o assistente de partida, você tem a tranquilidade que precisa para parar e sair de qualquer lugar quando desejar.

Essa ferramenta também é conhecida como Hill Holder (suporte em ladeira) e é mais uma das tecnologias embarcadas que mais aumenta sua segurança e o seu conforto. No entanto, para que você entenda tudo sobre essa tecnologia, preparamos este post bem completo. Basta continuar acompanhando!

O que é o assistente de partida em rampa?

O assistente de partida em rampa é um sistema eletrônico desenvolvido para situações que desafiam as habilidades de qualquer motorista. É uma tecnologia que aumenta o conforto e a segurança do motorista e conta com diversos sensores integrados aos freios e ao resto do comando eletrônico.

Cada montadora disponibiliza um sistema diferente para o auxiliar de partida em rampa que é oferecido. No entanto, todos eles têm sensores para o ângulo ou inclinação, peso, velocidade das rodas do automóvel e torque.

Como essa tecnologia funciona nos automóveis?

A tecnologia do assistente de partida em rampa é similar a de um computador. Os sinais são processados e recebidos pelos sensores e há uma unidade que determina quando os freios devem ser acionados. Desse modo, o veículo pára e depois começa a se movimentar novamente, o que é permitido em função do peso do motor, torque, inclinação do terreno e deslocamento.

Para essa ferramenta funcionar é preciso que haja um registro no software. Depois, um sinal eletrônico é transmitido aos atuadores de freio e, em seguida, ele é enviado e transformado em movimento físico. Assim, as válvulas do freio são acionadas até o carro começar a se movimentar ou durante alguns segundos (tempo a ser determinado pela montadora).

Para que você entenda com mais clareza, vamos dar um exemplo: quando você acelera o automóvel, um sensor envia novas informações à unidade de comando e o movimento e o deslocamento são recalculados. A seguir, um sinal é transmitido aos atuadores de freio para que a frenagem seja interrompida e o automóvel ande, tudo interagindo em perfeita sintonia.

Assim, o assistente de partida em rampa oferece tranquilidade durante o trajeto e conforto ao motorista, evitando colisões nos estacionamentos e auxiliando nas arrancadas nos terrenos mais acidentados. Além disso, com esse sistema você economiza combustível e evita desgaste na embreagem do automóvel.

imagem de um semáforo fechado para pedestres

O assistente de partida em rampa é mais uma novidade eletrônica que chegou para ficar.

Alguns dos carros que contam com essa tecnologia

Separamos algumas marcas e modelos de carros que disponibilizam o assistente: 

Fiat

A marca italiana conta com o Uno Drive 1.0 que vem com Kit Tech e assistente de partida. Ela Também oferece o Argo, com versões como a Drive 1.3 GSR, que disponibiliza o sistema que te ajuda nas ladeiras íngremes. O Cronos é outro automóvel que vem embarcado com a tecnologia a partir da sua versão Drive 1.3 GRS, além do próprio Fiat Toro.  

Ford

As versões do Ka, Ka Sedan, SE Advanced e SE Tecno foram as primeiras da Ford a terem um assistente de partida em rampa. Ele é conhecido como HLA. A partir da versão Stlye 1.6, o Novo Fiesta e o Style 1.6 também receberam a tecnologia. O EcoSport e o Focus vem com a ferramenta de fábrica.

Nissan

A versão S 1.6 do Kicks também tem o assistente de partida em rampa e também conta com um pacote super completo de segurança. Outro veículo equipado com a mesma tecnologia é o Crossover, que tem câmbio CVT com opção manual e motor 1.6 Flex, de 114 cavalos. O automóvel faz excelentes 15,5 Km por litro.

General Motors

O Chevrolet Plus 2020, 1.0 M/T é mais um que conta com a ferramenta. Bastante completo, ele também possui rádio AM/FM, Bluetooth, direção elétrica progressiva, entradas auxiliares USB, seis airbags e controle de tração e estabilidade.

Volkswagen

O Polo já vem com o recurso a partir da sua versão 1.0 MPI. O Golf, o Jetta, o Golf Variant e a Saveiro Cross também são outros modelos da Volkswagen com o mesmo auxiliar de partida. O Virtus apresenta a tecnologia com o motor 1.5 MSI.

Mercedes

O auxiliar de partida também está no Novo C200 EQ Boost da Mercedes, cujos motores operam a partir de quatro cilindros a gasolina. Outro detalhe do automóvel é que ele vem com uma rede elétrica bônus de 48 volts e com um motor de arranque com alternador unificado que é acionado pela correia.

imagem de um carro em que possui o assistente de partida em rampa

Já não são poucos os modelos de carro no Brasil que conte com o assistente de partida em rampa.

Renault

Dentre os automóveis da Renault, o Sandero RS 2.0 merece destaque. O carro tem o assistente de partida, um motor de 150 cavalos e câmbio manual de seis marchas.  

O Renault Captur vem com dispositivo instalado de fábrica. Ele é um SUV compacto com versões equipadas com motor 1.6 ou mesmo 2.0, que funciona com potentes 148 cavalos. 

Jeep

Além dos modelos citados, todas as seguintes versões da marca Jeep contam com a tecnologia do assistente de partida:

Jeep Renegade

  • Jeep Renegade 1.8 Flex AT 2020 (exclusivo para PcD);
  • Jeep Renegade STD 1.8 Flex AT 2020;
  • Jeep Renegade Sport 1.8 Flex AT 2020;
  • Jeep Renegade Longitude 1.8 Flex AT 2020;
  • Jeep Renegade Limited 1.8 Flex AT 2020;
  • Jeep Renegade Longitude 2.0 Diesel AT 4×4 2020;
  • Jeep Renegade Trailhawk 2.0 Diesel AT 4×4 2020.

Jeep Compass 

  • Jeep Compass Sport 2.0 Flex 4×2 AT6;
  • Jeep Compass Longitude 2.0 Flex 4×2 AT6;
  • Jeep Compass Limited 2.0 Flex 4×2 AT6;
  • Jeep Compass Longitude 2.0 Turbo Diesel 4×4 AT9;
  • Jeep Compass Limited 2.0 Turbo Diesel 4×4 AT9;
  • Jeep Compass Série S 2.0 Turbo Diesel 4×4 AT9.

Tecnologias semelhantes a do assistente de partida em rampa

A tecnologia do auxiliar de partida é semelhante a do sistema start stop. Neste sistema, os automóveis se desligam quando precisam parar por alguns instantes. Eles também voltam a funcionar automaticamente quando o motorista pretende movimentar o veículo, a intenção é reduzir a emissão de gás carbônico na atmosfera e também o consumo de combustível.

É interessante notar que, para o sistema funcionar, são necessárias algumas regras: o veículo deve estar parado, a rotação do motor estar em baixa sem acelerar e, no caso dos automóveis com câmbio manual, você deve soltar a embreagem e a marcha deverá estar em neutro. Já para os carros automáticos, o freio deverá estar pressionado. Além disso, você não deve descuidar da temperatura do motor já que ela precisa estar em caráter de normalidade para que não ocorram problemas. 

Ao cumprir essas regras e parar o veículo, o motor se desligará sozinho e você ficará no modo de espera. O motor voltará a ligar quando a embreagem for pressionada ou você soltar o pedal do freio, no caso dos carros automáticos. As paradas em ladeiras mais íngremes fazem com que o veículo perceba a inclinação e não desligue por motivos de segurança.

Alguns sistemas também percebem que o automóvel está executando uma manobra, como no caso da baliza, não deixando que o carro desligue desnecessariamente. É importante enfatizar que o sistema elétrico funciona durante toda a parada do veículo, no entanto, em alguns automóveis pode acontecer do ar condicionado parar de gelar e entrar em modo ventilação enquanto está o carro estiver desligado. Já em outros, o ar condicionado é ativado de acordo com a temperatura externa.

Como a bateria funciona nesses sistemas integrados?

A parte elétrica desses automóveis recebem uma adequação. Para o assistente de partida funcionar como se deve, são necessárias baterias especiais como a AGM. Elas têm separadores de fibra de vidro que são mais resistentes e duráveis que as outras baterias. 

Assim, a peça fornece a energia necessária para o sistema integrado funcionar além de permitir que você economize combustível. Dependendo do seu automóvel e do tipo de trajeto é possível ter uma redução de até 10% no consumo.

Eficiência da Moura para o assistente de partida

No caso do auxiliar de partida, as baterias destes veículos são mais exigidas e, portanto, mais capazes que as convencionais. Essa bateria tem a vida útil estendida, partida mais eficiente, transferência maximizada de corrente, melhor desempenho e longa duração.

Como você pode ver, essa ferramenta é excelente para qualquer tipo de automóvel, não é verdade? Ele te dá a segurança nas subidas e ajuda nas arrancadas. No entanto, para ter um assistente de partida também é preciso ter uma bateria que atenda a essas exigências tecnológicas. Por isso, se você identificou que sua bateria não é a ideal para sua situação, agende uma peça novinha clicando no botão abaixo:

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