Logotipo da Moura

Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Aprenda como higienizar carro e evitar contaminação

Bateria Automotiva

Aprenda como higienizar carro e evitar contaminação

6 min

Mesmo que o isolamento social seja uma das principais recomendações da OMS para evitar a disseminação do coronavírus, muitas pessoas simplesmente não têm escolha e precisam sair, seja para ir às compras ou trabalhar. Então, para fazer isso com segurança, é importante que elas saibam como higienizar carro e evitar a contaminação.

A verdade é que até mesmo pessoas comuns, que não trabalham em serviços essenciais, precisam sair de casa em algum momento para comprar alimentos, remédios ou ir ao médico. E se elas utilizam veículo para isso, também devem ficar atentas às dicas de como desinfetar o carro.

Então, continue lendo e entenda a importância de focar na limpeza do seu veículo durante a quarentena e confira dicas de como higienizar carro.

Boa leitura!

Por que é importante saber ainda mais como higienizar carro durante a quarentena?

Não é segredo para ninguém que ambientes confinados facilitam a propagação de doenças virais. Por essa razão, especialistas estão reforçando a necessidade da higienização veicular durante a pandemia, tendo em vista que se trata de um equipamento fechado.

Além disso, o vírus da Covid-19 pode permanecer por dias em superfícies como estofados e peças de borracha, o que aumenta o risco de transmissão durante um período dentro do automóvel.

Nesse cenário, não há melhor forma de aumentar a segurança e trazer maior tranquilidade para o condutor do que a desinfecção do veículo. Quanto mais dicas de como higienizar carro você buscar, menores serão os riscos no dia a dia.

Imagem de uma mão mostrando como higienizar carro adequadamente

Se você quer saber como higienizar carro adequadamente, fique atento à limpeza dos objetos que podem estar contaminados.

Como higienizar carro a fim de evitar a contaminação?

Agora que você já entende sobre a relevância da limpeza veicular durante este período de quarentena, confira algumas dicas de como higienizar carro a fim de evitar contaminação.

Comece pelo volante e painel do veículo

O passo a passo de como higienizar carro, logicamente, precisa começar pelo volante e pelo painel do veículo. Afinal, esses são os primeiros lugares que costumeiramente você põe as mãos ao entrar no automóvel.

Porém, não é porque você precisa desinfetar o carro que pode utilizar produtos químicos de forma aleatória. Não faça uso de água oxigenada ou alvejante nesses pontos – principalmente no painel.

Painéis e telas de LED apresentam bastante sensibilidade a alguns produtos químicos. Se você utilizá-los sem saber realmente a composição pode acabar danificando algumas funções.

Para não correr riscos, utilize um pano umidificado com detergente neutro à base de água. Faça a limpeza normalmente, mas sem forçar muito para não arranhar o painel.

Já no volante é possível aplicar tanto o sabão neutro à base de água quanto o álcool 70%. Como se trata do local onde a mão fica a maior parte do tempo, não hesite em esfregar bem com a ajuda de um pano – faça isso toda vez que sair do carro, antes de reiniciar a condução.

Retire a poeira dos estofados antes da higienização

Os estofados estão no segundo passo na sequência de como desinfetar o carro. Como é uma parte que acumula bastante poeira, é recomendável o uso de um papel toalha ou mesmo um aspirador de pó para tirar o maior volume.

Não é interessante utilizar o álcool em gel diretamente no estofado, pois pode causar manchas no banco. Se essa parte for coberta por uma capa de couro ou algo semelhante, então não tem problema, faça uso à vontade do álcool.

Mas, na dúvida, você pode voltar com o sabão neutro, pois ele tem a mesma eficácia que o álcool em gel em relação ao combate do coronavírus. Apenas se policie com a espuma do detergente, pois, em demasia, pode estragar os estofados.

Estenda essa limpeza para o teto do veículo que, geralmente, também é revestido por uma espécie de estofado. Siga as mesmas dicas que nos bancos, mas tenha ainda mais cuidado em relação à espuma.

Fotografia de uma mão ensinando como higienizar carro corretamente e evitar a contaminação de covid-19

Sabendo como higienizar carro corretamente, é possível diminuir a chance de contágio.

Faça a lavagem completa dos tapetes traseiros e dianteiros

Com estofados, teto, volante e painel higienizados, é hora de se preocupar com o “chão” do carro, mais especificamente com os tapetes traseiros e dianteiros. Desinfetá-los também é fundamental para evitar a disseminação do vírus dentro do seu veículo.

A boa notícia é que aqui não há segredos ou cuidados mais específicos, você deve esfregar os objetos à vontade a fim de tirar toda sujeira acumulada e remover qualquer vírus ou bactéria.

Aproveite o momento que os tapetinhos estão fora do carro para aspirar o chão. Mesmo com a proteção, é possível que alguns resíduos caiam e fiquem escondidos nos cantos, por exemplo:

  • Embalagens de doce;
  • Restos de comida;
  • Restos plásticos.

Limpe o ar-condicionado do automóvel

Logicamente, as dicas de como higienizar carro não poderiam terminar sem a indicação da limpeza do ar condicionado. O aparelho é o grande acumulador de poeira dentro de um veículo.

Embora a recomendação dos especialistas seja manter sempre as janelas do veículo abertas, alguns motoristas não abrem mão do conforto do ar-condicionado – além disso, em casos de chuvas ou emergências, você não conseguirá andar com as janelas abertas.

Dessa forma, a limpeza merece cuidado redobrado. Não negligencie a troca do filtro, pois é ele quem limpa o ar do aparelho – não passe mais de 3 meses sem realizar essa substituição.

Já para a limpeza, você deve continuar com o sabão neutro e água da mesma forma – tanto para a parte de fora quanto da parte de dentro.

Enfim, essas foram as nossas dicas de como higienizar carro. Tenha em mente que os cuidados com a saúde precisam ser maiores neste momento, por isso não saia com o seu automóvel sem antes realizar uma higienização completa. 

Além disso, certifique-se que peças como a bateria estejam em dia, assim você não corre o risco de ficar parado no meio da rua. E sempre que precisar de baterias, você pode contar com a Moura Fácil, o delivery de baterias da Moura!

botão CTA que leva até o mourafacil.com


Compartilhe essa matéria

Notícias relacionadas

Bateria Automotiva

Moura lança nova geração de baterias automotivas de alta performance

Uma nova geração de baterias automotivas tecnológicas. Líder em vendas na América do Sul e peça original de metade de

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos