Os amortecedores são vitais para qualquer automóvel. Eles compõem o sistema de suspensão e garantem que você tenha segurança ao dirigir, pois controlam o movimento do veículo. Além disso, são essenciais para manter as rodas do carro em contato com o solo, já que amortecem os impactos gerados. 

Outra função dos amortecedores é que eles proporcionam estabilidade, conforto e segurança ao motorista. Por isso, mantê-los em bom estado é essencial para evitar o desgaste de pneus, de outras peças e perigos que mostraremos neste post. 

Bom, se você se interessou em conhecer um pouco mais sobre estes itens, continue com a gente e leia o nosso artigo até o final!

Quais os perigos do amortecedor desgastado ou com defeito? 

Os amortecedores desgastados ou com defeitos podem ser perigosos para os motoristas. Entre os principais problemas que as peças podem causar ao automóvel, podemos citar: 

Impacto do carro no solo 

Quando o amortecedor está desgastado, o automóvel sofre um impacto maior com o solo. Em consequência, o carro balança mais vezes, principalmente a parte traseira. Assim, as trepidações trazem desconforto ao motorista que trafega pelas vias públicas ou rodovias brasileiras.

Perda de estabilidade 

Rodovia vista de dentro de um carro

Se o carro perde a estabilidade nas curvas pode ser um sinal de que os amortecedores estão desgastados!

Se o motorista entra em uma curva muito fechada é bom ter amortecedores realmente resistentes e em bom estado de conservação. Se eles estão desgastados, o automóvel pode não manter os pneus fixos no solo. Com isso, é possível que o veículo rode na curva, o que possivelmente resultará em um acidente, prejudicando motorista e passageiros.

Desgaste na suspensão

Muitos ruídos do automóvel podem ser sinais de que algo está errado com os amortecedores ou com o sistema de suspensão. Portanto, se toda vez que você passar por uma lombada e sentir um barulho metálico estranho, procure um mecânico de sua confiança, pois pode ser um problema das peças.

Dificuldade na frenagem 

Outro perigo é com a dificuldade na frenagem. O freio, assim como os pneus, é um item importante para a segurança do automóvel, do motorista e dos passageiros. 

Se um amortecedor falha, há uma reação em cadeia. Assim, as peças podem aumentar o impacto do pneu com o solo devido às trepidações. E, se o pneu não tiver uma boa aderência ao solo, você terá dificuldades para frear o veículo. 

Como identificar os defeitos nos amortecedores? 

Para identificar os defeitos nestes itens observe: 

O balanço do carro

O seu carro balança muito quando você trafega por ruas e rodovias? Então, pode ser que tenha um problema com os amortecedores. Portanto, se as oscilações forem frequentes, é necessário levar o automóvel até um profissional da sua confiança. 

O vazamento de óleo 

Verifique também se tem óleo nos amortecedores, pois um vazamento pode danificar as peças. O líquido, quando vaza, impede que o amortecedor dissipe a energia necessária para que funcione corretamente. Com isso, ele perderá toda a sua função e você terá a segurança do seu veículo comprometida. Portanto, ao resolver pequenos vazamentos, possivelmente evitará problemas futuros. 

Outros detalhes que sugerem problemas na peça

É importante que você monitore os amortecedores, pois há falhas que só aparecem em longo prazo. Um exemplo disso é o tempo que o automóvel leva para parar completamente durante a frenagem. Outro detalhe importante e que deve ser levado em consideração é o desempenho do carro ao fazer curvas, acelerar e frear

Com o tempo, o deslocamento pode aumentar devido ao desgaste do amortecedor. No entanto, se o desgaste for gradual, você deverá ficar atento e procurar uma oficina mecânica mais próxima da sua casa. 

Qual é a vida útil dos amortecedores? 

Homem de óculos dentro de um carro

A vida útil dos amortecedores pode variar bastante, por isso fique atento aos sinais que o seu veículo pode apresentar!

Há profissionais que orientam que os amortecedores deverão ser trocados com 40.000Km. No entanto, não há realmente como definir uma quilometragem certa para trocar o amortecedor e determinar o seu tempo de vida útil. 

Assim como também não dá para confiar em quilometragem, pois isso dependerá do piso por onde a roda anda e o estilo de direção. Entretanto, há amortecedores que não chegam nem a 50.000 Km e outros que vão até 150.000 Km. 

Como saber a hora certa para trocar o amortecedor? 

Para identificar a hora certa de trocar o amortecedor, observe os barulhos que o seu automóvel faz. Veja também se ele trepida ao passar por uma lombada e se há falta de estabilidade nas curvas. Ainda é possível ficar atento ao balanço da traseira e se há vazamento de fluídos como o óleo.

Como você pode ver neste artigo, os amortecedores são itens importantes para manter a segurança e o conforto do seu automóvel. Agora que já sabe como identificar os principais problemas, também saberá a hora certa de trocar o amortecedor, não é verdade? 

Gostou dessa dica automotiva? Aqui no blog da Moura você sempre confere conteúdos como esse! 

Botão CTA