Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Afinal, como funciona a chave codificada? Entenda!

Dicas Moura

Afinal, como funciona a chave codificada? Entenda!

afinal-como-funciona-chave-codificada
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

A chave codificada foi criada para trazer mais segurança para seu veículo. As chaves antigas possuíam apenas um segredo mecânico e uma lâmina metálica. 

Com a evolução da tecnologia e a necessidade de mais camadas de proteção para os automóveis, as chaves codificadas são itens essenciais em qualquer automóvel zero quilômetro. 

No entanto, você já se perguntou como funciona a chave codificada? Neste post, você vai aprender tudo isso e muito mais.

Ficou interessado no artigo? Então confira este conteúdo exclusivo que preparamos para você!

Como funciona a chave codificada?

Essa chave funciona como uma impressão digital do seu carro. Cada chave possui um chip que guarda o código eletrônico único do seu automóvel. 

Esse código faz a comunicação com a central de segurança. Assim, quando o motorista utiliza a chave codificada, ela autoriza abrir a porta ou dar a partida no automóvel.

Por se tratar de um código único, somente o portador desta chave pode utilizar o veículo, aumentando consideravelmente a segurança contra eventuais roubos. Não à toa, esse modelo de chave já é utilizado pelas maiores fabricantes de automóveis do mundo, como Toyota, Nissan, Ford, Chevrolet, BMW, etc. 

No entanto, algumas dificuldades podem surgir. Por isso, preparamos uma lista com os problemas mais comuns em relação a sua chave codificada e como resolvê-los. 

Quando a chave codificada não funciona: veja os principais motivos. 

Existem algumas situações comuns quando o assunto é a chave codificada. Ignição não reconhece a chave, problemas elétricos, etc. Neste tópico abordaremos alguns deles e te daremos dicas de como contornar essa situação. Vamos lá?

  • Quando há danos no chip

Como qualquer aparelho eletrônico, tome cuidado para não derrubar sua chave codificada. Pancadas e quedas estragam o chip e impedem que a chave funcione. Dependendo da gravidade do estrago causado pelo impacto, pode ser necessário trocar as chaves por uma nova. 

Lembre-se sempre de que qualquer manutenção em seu veículo deve ser feita por profissionais qualificados.

  • Quando há problemas na bateria 

Outro problema que prejudica o funcionamento da chave são as falhas na bateria. Caso a peça esteja descarregada você não conseguirá destravar o automóvel. 

Neste caso, o mais indicado é solicitar uma bateria nova pelo site mourafacil.com e providenciar a troca. 

No site, há as melhores baterias automotivas do mercado e com a garantia que você precisa. Após a troca da peça, o código deverá ser reprogramado por um profissional especializado. 

Homem branco com cabelos e barba grisalhos vestindo moletom preto e camiseta branca mexendo com ferramenta para exemplificar problemas na chave codificada

Em caso de problemas com sua chave codificada, busque ajuda especializada.

  • Quando há dispositivos mal instalados 

Aqui podemos citar as telas de DVD, travas, vidros elétricos, sistemas de sons e qualquer outro dispositivo que tenha relação com a parte elétrica do veículo.

Por se tratar de um sistema de segurança eletrônico, a chave codificada precisa ser instalada em um veículo que esteja com a parte elétrica em dia

Isto porque qualquer interferência no sistema elétrico do seu veículo, pode afetar a qualidade ou mesmo o funcionamento da sua chave. Por isso, mantenha as revisões periódicas em dia.

  • Quando há perda da chave codificada

Em casa de perda ou dano, é possível adquirir uma nova chave codificada. Ela terá um novo código único.  O valor para esse tipo de serviço pode variar entre R $150,00 e R $500,00. 

Os modelos com a chave codificada com controle serão mais caros, podendo ficar entre R $250,00 a R $700,00. 

  • Quando a chave codificada não é compatível com o automóvel

Se a chave codificada não é compatível com o automóvel ela não funcionará. Portanto, use  a chave certa para o automóvel correto e, sobretudo, sempre acione serviços especializados para garantir o funcionamento do seu automóvel.

Cada carro tem a sua identidade e a sua chave codificada. Assim, a única chave que funcionará é a que possui o código único inscrito no seu veículo na hora da instalação. 

Lembre-se que é possível fazer uma chave reserva e ela pode ser usada normalmente pelo proprietário do veículo.

O que fazer quando a chave não sai da ignição?

Tente girar a chave. Dê também uma chacoalhada no volante, para frente e para trás até que a trava seja liberada. Lembrando que existem diferentes tipos de travas de segurança e é preciso verificar sempre no manual do seu veículo quais são as maneiras de destravar a chave da ignição.

Se mesmo assim você não conseguir tirar a chave da ignição, chame um profissional de sua confiança. Afinal, é melhor contar com um serviço especializado do que arriscar ter mais problemas com o veículo, não é mesmo?  

Como recuperar uma chave codificada?

Se você perdeu o código da sua chave, é necessário reprogramar uma nova chave. Para isso é preciso do código do veículo. Caso você não possua este código, é possível solicitá-lo em sua concessionária.

Como você já deve perceber, a chave codificada veio para ficar. Por isso, é importante você conhecer as suas particularidades e saber quais cuidados deve ter para evitar possíveis dores de cabeça, como ser passado para trás em uma eventual manutenção preventiva. 

Curtiu em saber como funciona a chave codificada? Agora que você conhece esse importante dispositivo, tome mais cuidado para não perdê-lo e não sofrer danos, não é mesmo? 

Para você que deseja conhecer as melhores baterias para carros leves, fique de olho no site da Moura. Lá tem a bateria ideal para o seu automóvel! Gostou do conteúdo? 

Acompanhe sempre o nosso blog e fique por dentro de mais dicas automotivas como essa! 


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Dicas Moura

RENAVAM: qual a importância e como consultar?

Em um país como o Brasil, com milhões de veículos em circulação, o controle de informações sobre cada um desses...

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos