Perguntas Frequentes

Todos Perguntas
Como posso enviar meu currículo para a Moura?

Acesse o menu “Trabalhe Conosco”. Lá você encontrará informações sobre vagas disponíveis e poderá cadastrar seu currículo. Além do nosso site, você também poderá acessar diretamente o “www.vagas.com” e cadastrar o seu currículo.

Todas as nossas oportunidades são divulgadas no site. É possível se candidatar quando a oportunidade for do seu interesse. Caso seu currículo seja aprovado na fase da triagem, chamamos para um processo presencial em nosso escritório.

Agradecemos o interesse em fazer parte da equipe Moura.

Gostaria de saber quais as ações que a Moura realiza em relação à preservação do meio ambiente.

A Moura tem uma rigorosa estrutura de segurança ambiental, buscando ser uma empresa de referência e vanguarda na preservação da biodiversidade, no uso consciente dos recursos naturais e no atendimento às legislações vigentes.

A partir do Programa Ambiental Moura – PAM, o sistema de gestão ambiental é padronizado e todos têm a responsabilidade de garantir a sua aplicação, disseminação e a busca da melhoria contínua do desempenho ambiental. A Moura cumpre todas as normas ambientais da legislação vigente sobre o assunto, inclusive efetuando a reciclagem de baterias, conforme a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Resolução Conama nº 401/08 e Lei nº 12.305/10. A Empresa investe muito na segurança ambiental de todas as suas unidades fabris, efetuando o controle constante e rigoroso da qualidade do ar, da água e do solo do entorno onde se encontra. Devido a todos os investimentos na área em conformidade com os requisitos legais, a Moura é certificada com a ISO 14001, que atesta a responsabilidade ambiental no desenvolvimento das atividades da organização. Para a obtenção e manutenção da certificação ISO 14001, a organização tem que se submeter a auditorias periódicas realizadas por uma empresa certificadora, credenciada e reconhecida pelos organismos nacionais e internacionais.

Qual a maneira correta de se descartar uma bateria?

A Moura possui uma estrutura de logística reversa que visa recolher as baterias descartadas. Toda a nossa Rede de Distribuição é preparada para receber as baterias inservíveis, dando-lhes o destino adequado, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Resolução Conama nº 401/08 e Lei nº 12.305/10. Todas as baterias descartadas retornam às nossas plantas fabris para, então, entrar novamente no processo produtivo, sendo reaproveitados quase 100% dos seus componentes. Para saber mais informações de descarte na sua região, solicitamos que entre em contato com o nosso distribuidor mais próximo. A listagem de todos os nossos distribuidores está disponível na seção Rede de Distribuição.

Tenho um barco e sempre utilizei baterias automotivas nele. Qual a principal diferença entre baterias náuticas e automotivas?

A principal diferença entre os produtos é o fato de a Moura Boat ser uma bateria do tipo Deep Cycle (ciclagem profunda). A linha Boat foi especialmente desenvolvida para ser utilizada em embarcações náuticas e oferece uma descarga de até 80% de sua capacidade, enquanto que, na automotiva, esse valor fica em 20%.

Gostaria de revender Baterias Moura. O que devo fazer?

Para ser um revendedor Moura, você deverá entrar em contato com o nosso Distribuidor da sua região. A lista de nossos distribuidores está disponível na sessão Rede de Distribuição.

Quais as vantagens das baterias fabricadas pela Moura?

Nosso produto é produzido com alta tecnologia. Nossa história de sucesso crescente nos últimos 60 anos atesta nossa qualidade e compromisso com nossos clientes, razão de existir de nossa empresa.

As baterias Moura duram até 50% mais que as baterias comuns. Suas placas positivas laminadas e sua estrutura espacial tridimensional, auxiliam na retenção do material ativo à grade, aumentando a resistência às vibrações e ciclagens. As baterias contam, ainda, com uma liga anticorrosão que garante menos tempo nas recargas e reduz significativamente a ação corrosiva do eletrólito nas placas e conexões. Nossas baterias automotivas oferecem um maior desempenho nos veículos com injeção eletrônica e são reconhecidas pelas principais montadoras como um produto de qualidade superior.

Perdi meu cartão de garantia. Como devo proceder?

Para que a garantia seja efetuada, é necessário que o consumidor conserve o certificado de garantia e apresente ele ao solicitar o serviço. Cada certificado, contém o mesmo número de série, gravado a laser, da bateria que a acompanha. Para acionar a garantia o consumidor deve entrar em contato com o distribuidor de sua região. Uma vez que o certificado não consiga ser localizado, é possível solicitar o serviço a partir da nota fiscal.

A Moura dispõe de assistência técnica?

Sim. Contamos com uma Rede de Assistência técnica própria com mais de 70 pontos espalhados por todo o território nacional. Alguns distribuidores exclusivos, oferecem atendimento domiciliar, a depender da sua área de atuação e conforme a demanda existente e a possibilidade de execução do serviço. Para se informar sobre a disponibilidade desse atendimento, solicitamos que entre em contato com o nosso distribuidor exclusivo para a sua região. A lista de todos os distribuidores encontra-se na opção Rede de Distribuição.

As baterias Moura Clean são seladas? Elas necessitam de manutenção?

As baterias Moura Clean são baterias seladas e não necessitam de manutenção. Foram especialmente projetadas para aplicações estacionárias, como nobreaks, telecom, GTDE, petróleo e gás. Elas têm uma maior resistência à ciclagem, temperatura e podem permanecer em regime de flutuação por muito mais tempo que as baterias comuns. São baterias certificadas pela Anatel para aplicações em telecomunicações, que possuem os mais altos níveis de exigência, e foram as primeiras a serem certificadas pelo Inmetro. Além disso, possuem um sistema de segurança, que permite que elas sejam utilizadas no mesmo ambiente que equipamentos eletrônicos. Também estão adaptadas ao clima tropical do Brasil, podendo operar em temperaturas altas.

Qual a temperatura máxima admitida para as baterias Moura Clean a fim de não comprometer a sua vida útil?

Para atingir a vida útil projetada de 4 anos, é necessário manter as baterias em local de trabalho com temperatura de 25 ºC. Para valores de temperatura superiores a esse, recomenda-se a consulta em nosso catálogo técnico para verificação de vida útil para um novo parâmetro.

Gostaria de saber se posso utilizar uma bateria estacionária em meu automóvel.

As baterias estacionárias não são recomentadas para o uso automotivo. As características das baterias de uso automotivo são: vibração constante e altas correntes de descarga durante poucos segundos (durante a partida). As baterias estacionárias foram projetadas para fornecer correntes relativamente baixas durante longos períodos, além de operarem sob tensão constante de flutuação.

Gostaria de saber a data de fabricação da bateria.

Para saber a data de fabricação da sua bateria, pedimos que verifique o código gravado no produto. Esse código está localizado na parte superior da bateria, são duas letras e cinco número. Caso permaneça com alguma dúvida, entre em contato com o nosso SAC 0800 701 2021, estamos à disposição para atendê-lo.

Qual o procedimento correto para recarregar bateria com carregador elétrico? Qual a amperagem e o tempo de recarga?

A recarga mais apropriada para as baterias é a carga lenta. Entendemos como carga lenta a carga em que a corrente é limitada a 10% do valor da capacidade da bateria. Exemplo: bateria de 60 Ah — corrente máxima de recarga de 6 A. Outro fator que prejudica a vida útil das baterias é a tensão de recarga. Quanto mais alta, mais gaseificação a bateria vai gerar e, consequentemente, maior a perda de eletrólito. Em geral, os carregadores inteligentes são os mais indicados, pois regulam a corrente no valor adequado e, uma vez que a bateria esteja carregada, terminam o procedimento automaticamente.

Preciso saber quanto tempo um carro pode ficar parado sem que a bateria descarregue.

Infelizmente, não temos como determinar essa informação, pois depende de vários fatores, tais como: estado de carga da bateria, corrente de fuga, corrente necessária para partir o motor, temperatura ambiente, etc.

Qual o teste que posso fazer com a bateria para saber se ela está no fim de vida? Quero evitar aquela surpresa desagradável de não conseguir dar a partida no carro.

O ideal é dar uma alta descarga na bateria e avaliar a tensão em seus terminais. Se a tensão cair demais, é sinal de que ela está descarregada ou está no fim da vida útil. Para realizar esse teste, recomendamos que leve a bateria a uma de nossas redes autorizadas. Lá, o técnico responsável poderá realizar os testes adequados. A lista de todos os distribuidores encontra-se na opção Rede de Distribuição.

Baterias automotivas podem ser utilizadas para fins estacionários?

Sim, mas com o comprometimento da sua durabilidade. Todas as baterias automotivas são projetadas para intensidades de corrente elétrica elevadas em curtos períodos de tempo. Já as estacionárias funcionam melhor com intensidades bem menores e em períodos longos. A Moura produz baterias estacionárias, com tecnologia ventilada ou VRLA, que oferecem maior durabilidade para aplicações em regime de flutuação.

Meu carro já possui ar-condicionado e vidro elétrico, e vou colocar um som super potente nele. A bateria é original. Devo colocar uma bateria de maior amperagem?

Depende das especificações da bateria e do veículo. É importante que o sistema de carga e a bateria sejam redimensionados sempre que ocorrer instalação de novos acessórios com maior consumo elétrico. Assim, o ideal é consultar o modelo da bateria junto ao seu eletricista.

Qual a principal diferença entre baterias estacionárias e automotivas?

As baterias automotivas são projetadas para gerar altas correntes em curtos espaços de tempo para realizar a partida do veículo. Já as baterias estacionárias foram projetadas para gerarem correntes relativamente baixas durante longos períodos de tempo. Elas podem ficar em carga constante durante toda a sua vida de operação, que é chamada carga de flutuação, ou standby.

As estacionárias Moura são altamente resistentes à vazamento e seu eficiente sistema de segurança permite a instalação próximas a componentes eletrônicos, tornando possível que ela seja instalada no mesmo espaço que equipamentos nobreak.

Ainda com dúvidas?