Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

5 cuidados com a suspensão de caminhão

5 cuidados com a suspensão de caminhão

suspensao-de-caminhao
Leitura:7 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

De maneira geral, quando tratamos de uma suspensão de caminhão, estamos também falando de maior segurança: tanto para o motorista, quanto para a carga. Em curvas, por exemplo, a atuação desse sistema torna-se indispensável aos veículos de grande porte, que geralmente levam cargas mais pesadas e precisam de uma estabilidade garantida.

Isso acontece porque, como vamos explicar mais adiante, a principal função do sistema de suspensão é garantir o atrito entre rodas e solo de maneira ideal, levando em consideração as necessidades e demandas específicas de cada veículo.

Para entender melhor sobre como funciona, principais peças e cuidados necessários à sua suspensão de caminhão, continue a leitura!

Com certeza, você encontrará tópicos relevantes para conhecer melhor sobre esse sistema. Confira:

O que é a suspensão de caminhão?

Em curvas, a suspensão de caminhão é um dos sistemas responsáveis por manter o veículo com maior estabilidade.

A suspensão de caminhão é um sistema que liga o chassi às rodas do veículo, surgindo como uma solução para diversos problemas que podem ser encontrados ao longo do tempo – todos envolvendo o contato seguro das rodas ao solo.

Ele é composto por algumas peças em específico que, no caso dos caminhões, podem ser:

  • Amortecedores;
  • Molas;
  • Bandejas;
  • Barra estabilizadora.

De maneira geral, esse sistema funciona como absorvedor de impactos: ao passar por locais em que se encontra muitos buracos, desníveis ou qualquer tipo de desnivelamento do solo que pode causar trepidações, por exemplo, as molas semielípticas (mais comuns aos caminhões) se curvam,  diminuindo significativamente a intensidade desse impacto.

Isso, claro, garante que a viagem seja mais tranquila para os passageiros e protege a carga de possíveis impactos.

 Tipos de suspensão 

Os tipos de suspensão podem variar de acordo com o porte do veículo. Em caminhões, o tipo mais comum é o feixe de molas.

Tratando sobre os veículos pesados, os tipos de suspensão são um pouco diferentes das suspensões em carros, por exemplo. Isso porque, quando pensamos em peças automobilísticas, precisamos levar em consideração que cada modelo e proporção dos veículos contam com diferentes tipos de necessidades, inclusive na hora da manutenção.

Para conhecer melhor sobre cada tipo, suas diferenças e o tipo mais comum de suspensão de caminhão, separamos algumas explicações nos tópicos a seguir. Veja:

 

  • Suspensão ativa: aqui, vale entendermos que a suspensão ativa diz respeito ao controle da suspensão do veículo não sendo determinado pelo contato das rodas com o solo. Isto é: a trepidação causada por buracos, por exemplo, pode ser controlada por um sistema de bordo – característico a este tipo de suspensão;

 

  • Suspensão de eixo rígido: como o nome nos indica, a suspensão de eixo rígido conta com um sistema que fixa ambas as rodas, através de uma barra transversal. Atualmente, esse tipo de suspensão é mais encontrado em veículos off road, militares ou em carros de passeio.

 

  • Suspensão Multilink: geralmente aplicada em veículos de tração dianteira com alto desempenho, esse tipo de suspensão é considerado uma evolução do sistema Duplo A;

 

  • Sistema Duplo A: bastante utilizado em carros de competição, esse sistema é, de maneira geral, encontrado em carros esportivos e mais leves. Ele contém molas amortecedoras tanto na horizontal como na vertical, e tem sua estrutura voltada para os problemas que podem ser encontrados nos pavimentos das pistas, por exemplo;

 

  • Feixe de molas: dentre todos os tipos, o feixe de molas é o tipo de suspensão mais encontrado em caminhões e veículos de carga de maneira geral. Ele conta com molas específicas, que ajudam a suportar o peso geralmente demandado por esse tipo de veículo. O feixe de molas conta com lâminas que, sobrepostas, escorregam por cima uma da outra. Dessa forma, o impacto é reduzido da maneira ideal;

Quais peças compõem a suspensão de caminhão? 

Por suportarem bastante peso, os veículos de grande porte contam com uma estrutura de suspensão robusta.

Existem diversas peças comuns à suspensão de caminhão, mas, de maneira geral, as principais são as molas, os amortecedores, os braços oscilantes, o pivô e a barra estabilizadora. Nos próximos tópicos, abordaremos mais profundamente cada uma delas. Confira:

Mola 

As molas são responsáveis por sustentar o peso do veículo, evitando que as rodas, a carroceria e o pneu entrem em contato durante o movimento. Por isso, cada modelo de veículo conta com diferentes tipos de molas.

Amortecedor 

Os amortecedores trabalham diretamente com as molas, uma vez que sua função principal é regular o movimento delas durante o atrito.Eles oscilam em acordo com a necessidade do veículo, e representam uma peça muito importante para a suspensão de caminhão.

Braço oscilante 

Na coluna do veículo, onde encontramos as molas e amortecedores, o braço oscilante atua como principal ligação até o chassi. Ele também pode ser chamado de bandeja de suspensão, e tem grande importância no momento de estabilizar os componentes da suspensão de caminhão durante subidas e descidas, por exemplo.

Pivô 

Na hora de rodar e realizar manobras de direção, é importante que a coluna de suspensão gire em torno do seu próprio eixo. Para isso, o pivô atua como parte essencial ao alinhamento desses componentes.

 

5 cuidados com a suspensão de caminhão 

Para cuidar desse sistema de maneira ideal, existem alguns cuidados essenciais que ajudam a preservar cada uma de suas peças

Agora que você descobriu sobre os principais componentes de uma suspensão de caminhão, que tal conferir alguns cuidados necessários para seu bom funcionamento?

Confira os tópicos a seguir, e anote nossas dicas!

1. Faça revisão no sistema de suspensão

Quando tratamos de qualquer tipo de veículo, as revisões sempre são consideradas uma maneira de prevenir futuros problemas ao rodar. Falando de um sistema de suspensão para caminhão, não poderia ser diferente.

As revisões e manutenções recorrentes podem evitar que os componentes se soltem, sejam utilizados quando desgastados e, até mesmo, causem imprevistos e dores de cabeça quanto aos passageiros e até a carga.

Por isso, nossa primeira dica é manter a revisão em dia, sempre lembrando de olhar para o sistema de suspensão. 

 2. Respeite o limite de carga do veículo 

Como trouxemos anteriormente, os sistemas de suspensão podem variar bastante de acordo com o estilo e finalidade do veículo. Por isso, é importante respeitar os limites de carga do caminhão – que naturalmente, estarão alinhados ao limite da suspensão adotada.

3. Lubrifique os amortecedores 

Ao lubrificar os amortecedores de qualquer veículo, é possível diminuir atritos desgastantes e prolongar a vida útil desses componentes tão necessários. Por isso, se tratando da suspensão de caminhões, nosso conselho não poderia ser diferente.

4. Calibre os pneus 

Além de gerar mais custos ao veículo (devido ao esforço e consequente gasto maior de combustível ao rodar) a falta de calibragem nos pneus também pode sobrecarregar as molas e a suspensão do caminhão. Por isso, é importante que a calibragem esteja sempre em dia.

 5. Faça o alinhamento dos eixos 

Além de evitar acidentes, imprevistos e ainda ajudar na economia de combustível, o alinhamento dos eixos é essencial para manter o sistema de suspensão funcionando adequadamente. 

Conte com Moura Fácil! 

Agora que você conheceu melhor sobre a suspensão do seu caminhão, que tal conhecer mais algumas dicas para evitar futuras dores de cabeça com seu veículo?

Sabemos que, mesmo que todos os tópicos anteriores e a manutenção adequada  do seu veículo estejam em dia, imprevistos podem acontecer. Algumas vezes, inclusive, eles podem envolver a bateria do seu caminhão – o que, geralmente, configura imprevistos não desejados.

Não é incomum, por exemplo, que motoristas encontrem dificuldades para dar partida em seus veículos pesados ao retornarem para a estrada.

Pensando nisso, surgiu o serviço Moura Fácil, o serviço oficial da Moura: com ele, você tem a sua bateria entregue e instalada em até 50 minutos   tudo isso de maneira gratuita. 

Confira nossas condições, e não deixe de contar com a Moura em todos os momentos!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é GNV? Entenda os prós e contras desse combustível!

Se você busca por alternativas de combustível, provavelmente já se perguntou sobre as vantagens de adotar o Gás Natural Veicular....

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos