Blog

Carreiras

Blog
Moura
chevron-right

Bateria de carros elétricos: saiba tudo sobre

Bateria de carros elétricos: saiba tudo sobre

bateria-de-carros-eletricos
Leitura:5 min
Compartilhe:compartilhe pelo whatsapp

Os carros movidos à energia contam com uma tecnologia diferente dos convencionais: a partir da bateria de carro elétrico, o motor do veículo é alimentado e, com a força gerada, o carro entra em movimento. Diferentemente do que ocorre com os veículos que são movidos por um motor de combustão interna, os quais utilizam combustíveis fósseis — gasolina, álcool ou diesel — para andar.

Para ficar por dentro de tudo o que envolve esse componente tão essencial aos veículos elétricos, confira o material que preparamos a seguir:

Como funciona a bateria de carro elétrico?

Na imagem, observamos um carro branco estacionado em um ponto de carregamento de carros elétricos.

A bateria de carros elétricos não contam com a combustão de nenhum tipo para funcionar. Por isso, são parte essencial do funcionamento saudável dos veículos.

Em carros 100% elétricos, não há processos de combustão para que estes se movimentem. Portanto, cabe à bateria armazenar eletricidade a fim de gerar energia para que, no fim, o motor elétrico do veículo acione os pneus e consiga se movimentar sem problemas.

Enquanto nos veículos à combustão o motorista precisa pisar no acelerador para que a queima do combustível ocorra e, consequentemente, o veículo se movimente, nos carros elétricos, quando o condutor acelera, a energia da bateria é canalizada para o motor o que pode fazer ,enfim,  com que os pneus sejam acionados e o movimento aconteça.

Ainda existem os carros elétricos híbridos, nos quais o motor elétrico funciona como um auxílio ao motor de combustão. Nesse caso, as baterias são menores.

À medida que o carro anda, a bateria perde energia, assim como ocorre com o combustível nos carros convencionais. Para recarregar o veículo elétrico, no entanto, não é só ir em um posto de gasolina e abastecer o carro. 

Como esses tipos de veículo são movidos a partir de eletricidade, é necessário recarregar a bateria de carros elétricos  — ação bem  similar ao que acontece quando seu celular descarrega, por exemplo,  e você precisa conectá-lo a uma rede de alimentação de energia.

Qual a bateria usada no carro elétrico?

na imagem, um carro elétrico está m um local aberto durante a noite,com seus faróis acesos

Existem diversos e diferentes tipos de bateria de carros elétricos. Por isso, separamos os três principais nos tópicos a seguir:

Bateria de íons de lítio 

Com vida útil maior em comparação a outros tipos de baterias, as baterias de íons de lítio são muito vantajosas para os usuários. Além disso, elas realizam carga e descarga rápidas — podendo ser recarregadas em 1h ou menos —, suportam descargas profundas e possuem alta densidade energética.

Apesar de menos comuns, ainda há outros dois tipos de bateria de carro elétrico, que podem ser encontradas em outros modelos de veículos:

Bateria de chumbo-ácido 

  • Funciona como um complemento às baterias principais;
  • Energia mais direcionada para os faróis e acessórios do carro;
  • Tem um nível baixo de vida útil.

Bateria de hidreto metálico de níquel 

  • Tem um ciclo de vida maior;
  • Possui alta intensidade de energia;
  • Gera calor em altas temperaturas;
  • Possui alta taxa de autodescarga. 

Qual a vida útil da bateria de carro elétrico? 

A vida útil da bateria de carro elétrico varia de modelo para modelo, mas, no geral, esses tipos de veículo conseguem rodar cerca de 300 a 400 km antes de ser necessário recarregar a bateria. 

O tempo de recarga da mesma também varia de acordo com dois fatores — a capacidade das baterias de cada veículo e a potência do carregador que realizará a carga.  Para se ter esse número exato, é preciso fazer uma conta simples: basta dividir a capacidade da bateria (em kWh) pela potência do carregador (em kW). 

Um dos modelos mais vendidos no Brasil, por exemplo, o Nissan Leaf, que possui bateria com capacidade de 40 kWh, pode demorar:

  • 10,8 horas se o carregador tiver potência de 3,7 kW;
  • 5,7 horas se o carregador tiver potência de 7 kW;
  • 1,8 horas se o carregador tiver potência de 22 kW.

Vale mencionar, ainda, que qualquer bateria de carro elétrico tem um tempo de validade. Ou seja: em algum momento, ela provavelmente precisará ser substituída. 

De maneira geral, esses componentes são projetados para durar 8 anos, rodando entre 160mil e 240mil quilômetros. 

Seu preço médio, por sua vez, depende do modelo de cada veículo: em 2020, o custo médio era de cerca de US$137 por quilowatt-hora (kWh) de capacidade da bateria. 

Nesse caso, o preço para substituir a bateria do Nissan Leaf, por exemplo, seria de US$5.480.

Como prolongar a vida útil dessas baterias?

na imagem, mostramos um painel de carro ligado, com suas luzes aparentes

Para melhorar a vida útil da bateria de carros elétricos, é possível criar alguns hábitos que, quando colocados em prática no dia a dia, podem ajudar a aumentar a durabilidade desses componentes.

Uma vez que a bateria de carro elétrico é um dos componentes essenciais ao seu funcionamento saudável, pode ser positivo nos lembrarmos de alguns pontos de atenção, principalmente quando pensamos na economia de energia. 

A seguir, então, preparamos alguns cuidados importantes para prolongar a vida útil dessas baterias:

  • Desligue ar-condicionado, sistema de áudio e iluminação antes de dar partida;
  • Lembre-se de desligar todos os sistemas elétricos do carro ao sair dele;
  • Mantenha os pólos da bateria protegidos e limpos;
  • Mantenha o sistema de ignição em ordem;
  • Não utilize componentes elétricos que não são originais;
  • Preste atenção no alternador.

Bateria de carros elétricos é Moura! 

As baterias de íons de lítio, dada a sua maior densidade energética, são ideais para veículos elétricos. Por ser um metal leve, o lítio é capaz de armazenar uma maior quantidade de energia em espaços menores, garantindo uma maior autonomia aos veículos elétricos. 

Tendo a inovação como um dos nossos principais valores, criamos uma nova área de negócios dedicada às baterias de lítio, atuando no desenvolvimento de produtos para atender às necessidades do mercado (que está em constante evolução), com a qualidade e a credibilidade que construímos ao longo de nossos 60 anos de história.

Por isso, para garantir o melhor para seu carro elétrico, conte com a bateria Moura!


Compartilhe:
compartilhe pelo whatsapp

Notícias relacionadas

Destaque

O que é GNV? Entenda os prós e contras desse combustível!

Se você busca por alternativas de combustível, provavelmente já se perguntou sobre as vantagens de adotar o Gás Natural Veicular....

Leitura: 0 min

Assine nossa newsletter

Moura

0800 701 2021

© 2024 - Acumuladores Moura S.A.

Todos os direitos reservados.Termos & Condições

A Moura

  • Sobre
  • Inovação
  • Cultura
  • Governança Corporativa
  • Certificações
  • Sustentabilidade

Carreiras

Serviços

Blog

Moura Fácil

Produtos